quinta-feira, março 31, 2011

Publicidade descarada

Confirmada a realização da acção de formação inter-empresas "Indicadores de Monitorização de processos", organizada pela Associação Portuguesa da Qualidade no próximo dia 6 de Abril no Porto, com a minha pessoa como formador e, esperemos, um pouco mais do que isso.

5 comentários:

nuno disse...

como faço para ir??

CCz disse...

Ligar para a APQ no Porto.

Rufina disse...

Já que a mensagem tem o título de "publicidade descarada" aproveito para lhe fazer uma "pergunta descarada" que ando para fazer há algum tempo.
Estou a fazer uma dissertação sobre BSC (daí ter chegado ao seu blogue) mas BSC aplicado à gestão do capital humano. Tenho já alguns livros, mas gostaría de lhe perguntar se me recomenda algum especifico para a a área de RH.
Muito Obrigada,

Carla Martins

CCz disse...

Olá Carla,
.
Obrigado pela sua pergunta:
.
O primeiro livro que recomendo é um livro que não tem nada sobre o BSC mas tem tudo sobre a ferramenta que liga estratégia e pessoas.
.
"Improving Performance - How to manage the white space on the organization chart" de Rummler e Brache (um dos melhores subtítulos que alguma vez encontrei). Este livro ensinou-me a modelar o funcionamento das organizações com base na abordagem por processos (http://www.redsigma.pt/site/3bsc.pdf)
Após o desenvolvimento de um mapa da estratégia e das iniciativas estratégicas (ver página 17 de http://www.redsigma.pt/site/4bsc.pdf)é possível relacionar estratégia com processos e, depois, relacionar processos com funções e pessoas (http://www.redsigma.pt/site/bol10.pdf)
.
IMHO, julgo que este pormenor dos processos falta à dupla Kaplan e Norton.
.
Depois disto, os livros sobre o tema que me são mais úteis são:
.
"The Workforce Scorecard" de Huselid, Becker e Beatty; e
.
"The HR Scorecard" de Becker, Huselid e Ulrich.
.
Confesso que comprei primeiro o segundo destes dois, mas só o percebi a sério depois de ler o primeiro destes dois que adquiri mais tarde.
.
Se precisar de discutir algum tema em particular use o meu e-mail na coluna da direita. Juro que não cobro nada por isso.

Rufina disse...

Muito Obrigada pela informação.

Por acaso tenho esses dois livros, o primeiro em Inglês e o segundo comprei a versão português do brasil que me fez logo arrepender de não ter comprado a versão original.
Vou, então pesquisar o que me sugere que, pelos títulos,me parecem ser boas sugestões para pesquisa antes de entrar no tema BSC para RH propriamente dito. Agradeço a disponibilidade. provavelmente voltaremos a conversar.
Carla