quinta-feira, março 17, 2011

As bolhas azeiteiras como mais uma manifestação do socialismo na economia

Por favor, não tomem as linhas que se seguem como um exercício de arrogância intelectual.
.
Qualquer um, desde que pratique: mantenha os seus sentidos em alerta e reflicta sobre o que está a acontecer, colocando os factos em perspectiva consegue aperfeiçoar a capacidade de prever o futuro.
.
No inicio de Dezembro passado escrevi este postal sobre as bolhas "Não se muda por decreto" onde previ a formação em curso de uma bolha azeiteira. No final desse mês de Dezembro escrevi "Mais uma previsão acertada".
.
Pois bem, agora, chegou-me pelo twitter esta notícia "Portugal, Espanha, Grécia e Itália pedem ajuda para encarecer azeite"
.
Socialismo no seu esplendor!!!
.
Socialismo que se arroga o conhecimento e a capacidade de decisão para financiar e apoiar a plantação de olival. Claro que isso gera uma bolha azeiteira. Qual a solução socialista?
.
Intervir no mercado para "como resposta a uma conjuntura de "perturbação do mercado"."
.
Perturbação de mercado? Qual perturbação de mercado?
.
Numa sociedade não socialista a solução passaria por deixar quem produz e quem transforma arcar com o prejuízo, os mais fracos, os menos preparados (não os mais pequenos) fechavam e os preços recuperavam. Claro que não será o que se passará por cá. Ainda vamos ter olivicultores a serem apoiados para plantarem oliveiras às segundas, terças e quartas e os mesmos olivicultores serem apoiados para arrancarem as mesmas oliveiras às quintas, sextas e sábados.
.
É de loucos.
.
Outra alternativa, que não é para todos, é para quem tiver paixão pelo azeite como referi aqui em "Mais uma previsão acertada (parte II)"

2 comentários:

Unknown disse...

pois é de loucos e até digo mais, a culpa nem é dos olivicultores, mas sim dos nossos queridos políticos na sua ânsia de agradar a gregos e a troianos, mexem no mercado, desvirtuando-o.
mas não é grave, comparando-o com o facto de estarem a intervir em tudo.

a nossa economia se não está, caminha alegremente para o abismo.

questiono-me onde iremos parar e quando...

CCz disse...

António,
.
Está tudo louco!
.
Ainda vamos ouvir o socialista Paulo Portas aparecer a dizer que os olivicultores têm de ser apoiados e coisa e tal...
.
Talvez o FMI tenha força para nos impor a solução neo-zelandesa para a agricultura.