domingo, dezembro 12, 2010

Mais uma sugestão de modelo de negócio (parte I)

Recentemente escrevi este postal "27 meses depois".
.
Agora imaginem-se a liderar uma escola privada.
.
Encarnem a personagem!
.
.
Já está?!
.
Recuem no tempo 27 meses...
A sua equipa de gestão acabou de gerar os cenários relatados nesta série "O paradoxo da estratégia (parte VIII: cenários, futurização e incerteza)"...
.
Teremos "Mais Estado" ou "Mais Sociedade"?
.
Em Portugal é fácil adivinhar...
.
Mas admitamos que não conhecemos o país.
.
Se se desenrolar o cenário "Mais Sociedade" a sua escola privada, reconhecida pela qualidade do seu ensino, pelos resultados dos seus alunos, pelos rankings e prémios, terá ainda mais sucesso.
.
Se se desenrolar o cenário "Mais Estado" a sua escola privada, verá o contrato de associação terminado, verá a sua estrutura danificada e um futuro problemático...
.
O que fazer?
.
Fazer figas e esperar que tudo corra pelo melhor?
.
.
.
.
A sua escola privada até pode ser propriedade de uma ordem religiosa e esperar que Deus a ampare. No entanto, o ditado francês que diz "Convém ao marinheiro rezar, mas também convém que reme" deve-o aconselhar a pensar numa alternativa para fazer diminuir o impacte de uma eventual concretização do cenário "Mais Estado".
.
Mas o quê? Por que não reformular o modelo de negócio? Pense nisso, espero ainda hoje, durante o meu jogging de logo à noite, equacionar um modelo de negócio alternativo, para o apresentar amanhã.
.
Se a sua decisão como líder da escola foi fazer figas e esperar que tudo corra pelo melhor...

Sem comentários: