Parte II e
parte I.
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Concentremos agora a nossa atenção na perspectiva dos processos do primeiro mapa da estratégia apresentado na parte I desta série:
Depois de uma organização identificar (ver Parte II) os atributos que criarão a experiência de satisfação dos clientes-alvo, o passo seguinte passa por eleger os objectivos estratégicos a perseguir, no âmbito da perspectiva dos processos, por que contribuirão decisivamente para esse resultado.
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A figura acima ilustra algo que acontece com frequência com a realização de um brainstorming. Imaginem (especulo) que o STCP tinha recorrido a um brainstorming para identificar os objectivos estratégicos a incluir na perspectiva dos processos.
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A minha experiência diz-me que na sequência de um desses brainstormings ficamos não com objectivos estratégicos mas com quatro tipos de entidades:
- objectivos estratégicos genuínos, por exemplo: Prestar um serviço de qualidade;
- indicadores, por exemplo: Viagens perdidas, ou Taxa de rotação de stocks;
- acções a desenvolver no âmbito de futuras iniciativas estratégicas: Trocar viaturas; ou Melhorar sistema de bilhética;
- temas a incluir em formação profissional, por exemplo: Condução defensiva
Será que "Aumentar os corredores de BUS" ou "Reduzir o estacionamento ilegal" ou "Melhorar a energia" são, de per si, intrinsecamente, objectivos estratégicos a atingir? Não serão antes acções a desenvolver, no âmbito de iniciativas estratégicas, para atingir uma finalidade real e relevante para as partes interessadas, que o STCP seja conhecido e reconhecido pela prestação de um serviço de qualidade?
Caixas na figura acima representam acções a desenvolver.
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Acordemos então que um dos objectivos estratégicos na perspectiva dos processos é o de "Prestar um serviço de qualidade".
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Que atributos podemos equacionar para caracterizar a prestação de um serviço de qualidade? Por exemplo:
Com base nesta figura podemos equacionar uma sequência de indicadores que podem ser relevantes para ajudar a medir o desempenho relativamente à qualidade do serviço prestado pelo transporte público:
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Transportes seguros- · Nº de clientes acidentados por x km percorridos, ou por x clientes transportados
- · Nº de veículos sinistrados por x km percorridos, ou por x clientes transportados
Segurança- · Nº de ocorrências com intervenção policial por x km percorridos, ou por x clientes transportados
Utilização do serviço- · Clientes-km por Motoristas-hora
- · Clientes-km por Clientes
- · Clientes-km por veículo-km
- · Nº de clientes por x Km percorridos
- · Nº de clientes por veículo
- · Nº de clientes por veículo-hora
Conforto- · Item a incluir no Inquérito de Satisfação dos Clientes
Limpeza dos veículos- · Item a incluir no Inquérito de Satisfação dos Clientes
Conformidade- · Nº de reclamações recebidas por x km percorridos, ou por x clientes transportados
- · % de chegadas a tempo
- · % de transferências
Frequência do serviçoVelocidade médiaConveniência- · Item a incluir no Inquérito de Satisfação dos Clientes
Fiabilidade do serviço- · Taxa de cumprimento do horário
- · Viagens perdidas
Por fim, e não incluído na figura acima. Que tal medir a percepção dos clientes acerca da simpatia
dos motoristas?
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