domingo, abril 11, 2010

2º Qual é a proposta de valor?

Depois de responder à pergunta "Quem são os clientes-alvo?" vamos a uma 2ª questão: "Qual é a proposta de valor?" a oferecer aos clientes-alvo.
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Consideremos os clientes da Hipótese 1.
O que os fará sentirem-se satisfeitos? Que experiências os satisfarão?

Agora, para cada atributo, para cada experiência, como é que os vamos produzir, proporcionar de forma sistemática? E ainda, como é que vamos comunicar que trabalhamos para os proporcionar? Ou seja qual é a disciplina interna que vamos seguir e respeitar para oferecer a proposta de valor?
O negócio não é "levamos legumes frescos a sua casa", os legumes frescos levados a casa são uma justificação para o desenvolvimento de uma relação... se tivéssemos optado pelos clientes-alvo da hipótese 2 ainda mais evidente isso seria.
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A seguir: 3º Qual o modelo de funcionamento da organização, com base na abordagem por processos e quais os processos críticos?

4 comentários:

Jonh disse...

Sou um grande apreciador da estratégia. O que faz aqui é muito bem, simples, e é onde muitas empresas falham

Apesar de alguma da minha ignorância na matéria, no quadro da proposta de valor, logo no primeiro atributo, onde diz "equilibar compras com a procura para evitar stocks ponto", não quer dizer stocks "mono". Como nunca vi nem ouvi o termo stock ponto....

CCz disse...

Caro John,

Veja este postal de 2007 sobre uma cozinha MacDonalds:
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http://balancedscorecard.blogspot.com/2007/07/na-cozinha-do-mcdonalds.html
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Se numa cozinha MacDonalds o tomate só dura 30 minutos e as cebolas 4 horas (e é um negócio de preço) nesta empresa dos legumes em que a frescura é fundamental a empresa não admite manter stocks.
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Quando escrevo "evitar stocks ponto" quero dizer "Não há stocks!" E esta condição é tão imperativa que não admite discussão, reticências, perhaps. Não! Não há stocks, ponto. O ponto aqui é sinónimo de não há alternativa, não há stocks e acaba a conversa.

CCz disse...

Na tabela da proposta de valor, para o tipo de clientes-alvo, esqueci-me de trabalhar esta vertente:
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http://balancedscorecard.blogspot.com/2009/03/agricultura-com-futuro.html
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Por exemplo, promover os bróculos e a couve-flor à custa da glutationa
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http://www.huffingtonpost.com/dr-mark-hyman/glutathione-the-mother-of_b_530494.html

Jonh disse...

Obrigado pelas suas explicações.