sexta-feira, abril 09, 2010

1º Quem são os clientes-alvo?

A propósito deste interessante artigo no Jornal de Negócios "Os negócios porta a porta estão de volta"...
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Consideremos o exemplo dos legumes biológicos à porta de casa.
A primeira decisão, ao montar um modelo de negócio, passa por identificar os clientes-alvo. Quem são os clientes-alvo?
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Hipótese 1
  • valorizam a frescura dos legumes;
  • valorizam o factor entrega à porta por falta de tempo;
  • valorizam a confiança na origem dos legumes;
  • valorizam a diversidade de legumes;
  • vivem em grandes centros urbanos;
  • têm uma vida ocupada;
  • dominam o acesso à internet.
Hipótese 2
  • valorizam a frescura dos legumes;
  • valorizam a proximidade;
  • têm mobilidade reduzida;
  • têm restrições físicas;
  • têm pouca autonomia;
  • vivem em centros urbanos;
  • têm receio pela sua segurança;
  • têm uma reforma interessante;
  • (não?) dominam o acesso à internet.
A raiz, a base da motivação para a realização do negócio, é a frescura dos legumes. Depois, a questão seguinte é: quem é que aprecia legumes frescos e está disposto a valorizar esse atributo?
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As grandes cadeias de distribuição, seja através de lojas grandes ou pequenas, podem competir com legumes muito frescos e com uma rastreabilidade total até à origem?
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As duas hipóteses acima descrevem um conjunto de experiências e atributos que diferentes grupos homogéneos de clientes valorizam e alguns comportamentos que exibem. Entre a hipótese 1 e a hipótese 2 a grande diferença começa por ser a condição física do cliente (idade, mobilidade reduzida, debilidade) e o acesso à internet.
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É possível servir os dois tipos de clientes com o mesmo modelo de negócio? Se não, quais as diferenças?
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Consideremos então, os dois grupos de clientes-alvo. Passo seguinte: Qual é a proposta de valor a oferecer a cada um destes grupos de clientes-alvo?
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Continua.

2 comentários:

Jonh disse...

É a primeira vez que acedo ao seu blog. Extraordinário. Pelo que li no blog e pelos comentários ao livro, espero ainda ir a tempo de o comprar.

Quanto ao tema deste post, saber quem são os clientes -a alvo e definir estratégias e planos (produtos) diferentes para os diferentes segmentos de mercado é importante.

Sabemos que é impossível satisfazer dois segimentos diferentes com o mesmo produto/serviço..

CCz disse...

Obrigado pelas suas palavras.