sábado, fevereiro 20, 2010

Retratos das Associações empresariais deste pais

Mais um artigo revelador do carácter de parte do nosso tecido empresarial. É também por causa disto que sou contra os apoios às empresas.
.
Do semanário Vida Económica destaco este artigo "NÃO HÁ SINAIS DE RETOMA".
.
Segundo várias Associações empresariais de sectores da industria não há sinais de retoma. E os principais problemas são:
.
"-De natureza exógena: a crise económica (mundial e nacional), com reflexos no consumo, no investimento e nas exportações.
- De natureza endógena: Debilidades do tecido empresarial em termos de subdimensionamento, falta de visão estratégica , baixa qualificação dos recursos humanos; estrangulamentos no acesso ao crédito e aos seguros de credito à exportação por parte das PME."
.
Perante estes problemas o que é que as Associações se propõem fazer...
.
.
.
.
.
.
.
.
Estão à espera?
.
Eu também!!!
.
.
.
.
.
Pois bem, segundo a Vida Económica as medidas prioritárias reclamadas são:
.
"- Assumem , em regra , carácter transversal e apontam para:
  • maior rapidez e eficácia nas decisões dos tribunais;
  • manutenção dos estímulos à actividade económica pelos poderes públicos;
  • implementação eficaz dos programas de apoio sectorial já aprovados;
  • enfoque nas PME com vocação exportadora;
  • agilização e maior transparência no QREN;
  • pagamento do IVA no acto de recebimento, reajustamento do pagamento especial por conta e celeridade no pagamento do Estado aos fornecedores (medidas estas a discutir em sede do novo Orçamento de Estado);
  • flexibilização da lei laboral , e em particular no que se refere aos ajustamentos do quadro de pessoal às necessidades das empresas sem que tal implique incomportáveis ónus financeiros."
Stop!!! Deve haver aqui algum engano... a solução dos problemas das PMEs que pertencem a estas Associações passa por esta lista de medidas prioritárias reclamadas?!?!?!?!
.
Brincamos certamente!!!
.
Em que é que estas medidas ajudam a conquistar clientes?
.
Estas medidas são reclamadas por pessoas que têm o locus de controlo no exterior... é o papá Estado que nos vai resolver os nossos probemas... Good Lord take me out deste filme!!!
.
Como se conquistam clientes?
Como se cria valor?
Como se seleccionam clientes-alvo?
Como se mudam estratégias?
.
.
.
.
Por isso é que cada vez mais aprecio o sector do calçado. No passado dia 10 de Fevereiro assisti a uma cerimónia no Centro Tecnológico do Calçado em São João da Madeira, no final da mesma, já em jeito de balanço, quem presidia à mesa, fez um discurso de encerramento de improviso. Convidou os presentes a comparar a evolução do sector em Portugal entre 2000 e 2008, com a evolução no mesmo período de tempo em Espanha e em Itália, pôs a ênfase nas estratégias que os actores, as empresas, implementaram. Por fim, concluiu pela necessidade de continuar na mesma senda de diferenciação, valor acrescentado, serviço...
.
Uf! Que alívio... ar puro. Gente que agarrou o touro pelos cornos. Adultos que são responsáveis pela sua vida e não crianças sempre à espera do papá.

Sem comentários: