segunda-feira, agosto 03, 2009
Entre a perspectiva clientes e a perspectiva interna (parte I)
Ao montar, ou ao melhorar, um modelo de negócio há que começar por definir os clientes-alvo e por desenhar a proposta de valor.
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Depois, há que equacionar todo o trabalho de desenvolvimento da abordagem aos clientes.
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Encontrei no livro "What the Customer Wants You to Know - How Everybody Needs to Think Differently About Sales" de Ram Charan um conjunto de ideias e pistas a reter.
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Depois, há que equacionar todo o trabalho de desenvolvimento da abordagem aos clientes.
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Encontrei no livro "What the Customer Wants You to Know - How Everybody Needs to Think Differently About Sales" de Ram Charan um conjunto de ideias e pistas a reter.
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4 comentários:
É Marketing.
Conhecer, Segmentar, Posicionar, Mix (produto, preço, comunicação, aso, aso, aso...*)
* 5 itens de propósito, pra baralhar os cromos que só sabem falar dos 4P do Marketinbg-Mix...
correcção, 6 itens... :)
É também Marketing.
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Imagine agora o quanto é que as nossas empresas têm de evoluir...
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E os licenciados em Marketing sairão preparados para esta guerra? Ou para outras guerras?
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Pensamento estratégico ou catálogo de técnicas?
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Catálogo de técnicas.
Nem os de Marketing (been there) nem os outros todos (everyday with them, everywhere...), eles não saem preparados pra... pensar.
Um amigo meu que acabou engenharia mecânica numa pública ali na zona do river of gold e cuja sigla começa por F e acaba em P apresentou um relatório final (estágio) com muita análise crítica daquilo que viu e fez na empresa onde esteve (GE) - não sei se o influencio nisso...
Teve um 16, a nota que todos tiveram, e os dois reparos que lhe fizeram foram: as referências bibliográficas não estavam lá muito bem feitas, e devia apresentar "mais teoria".
F*** them all!!! (isto é demais...)
P.S.: e o pior é que muitos destes profs e alunos depois acabam a exercer consultoria...
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