quinta-feira, julho 03, 2008
O que é o marketing
Aranha, se calhar alguns marketeiros não vão gostar:
.
"Never mind the "P"s.
Marketing has five elements:
Data
Stories
Products (services)
Interactions
Connection"
Gosto em particular das estórias: "STORIES define everything you say and do. The product has a myth, the service has a legend. Marketing applies to every person, every job, every service and every organization. That's because all we can work with as humans is stories. I want to argue that data and stories are the two key building blocks of marketing--the other three are built on these two.
PRODUCTS (and services) are physical manifestations of the story."
Seth Godin em "Five easy pieces"
"The product has a myth, the service has a legend." Qual?
.
"Never mind the "P"s.
Marketing has five elements:
Data
Stories
Products (services)
Interactions
Connection"
Gosto em particular das estórias: "STORIES define everything you say and do. The product has a myth, the service has a legend. Marketing applies to every person, every job, every service and every organization. That's because all we can work with as humans is stories. I want to argue that data and stories are the two key building blocks of marketing--the other three are built on these two.
PRODUCTS (and services) are physical manifestations of the story."
Seth Godin em "Five easy pieces"
"The product has a myth, the service has a legend." Qual?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
:| Vou ter que "ler" bem o post do Seth.
Eu sou adepto do mkt-mix tradicional, porque... é um conceito simples (logo depois de o conhecermos)... :|
Depois, gosto muito do mkt-mix dos serviços, principalmente dos 8P de Lovelock, porque... é completo, passa de peças isoladas para a noção de sistema e seus resultados.
Esta versão do SG... ufff... é um bocado subjectiva, assim à partida. Ou melhor, é conceptualmente estimulante, ok, mas parece-me distante do terreno onde decorre a acção na maioria das organizações. Traduzindo... nem empresários/gestores nem seus "assistentes/consultores/..." estarão preparados para arriscar assim uma mudança de perspectiva e todas as suas consequências - tanto por incapacidade/ incompreensão, como por opção/comodismo.
E claro, o pessoal do Marketing não é diferente.
Quanto aos 5 elementos, claro, o das "stories" é o que "chama"... porque também é o mais secreto, o mais "misterioso"... Os outros já estão um pouco nos 4Ps e nos 8Ps.
Quando há dias soube da notícia de que a televisão pública francesa vai deixar de ter publicidade o meu primeiro pensamento foi "Espertinhos!"
.
Agora que os media de massa estão a ver o seu modelo tradicional de financiamento em derrocada, para as televisões públicas sair agora pode ser uma forma de assegurar financiamentos equivalentes em taxas já hoje, sob o argumento de abandono deliberado da publicidade.
.
Eu não tenho conhecimentos estruturados de marketing, no entanto, sinto que na prática, no terreno, existem fórmulas que já estão velhas, obsoletas e que continuam a ser usadas porque... foi sempre assim que se fez.
.
Quando é o almoço?
Enviar um comentário