terça-feira, outubro 27, 2009

Comandar o destino

Agora que Jaime Silva deixou de ser ministro da Agricultura e que até o seu sucessor fez declarações no mínimo dúbias quanto ao seu consulado, aproveito para saudar o ex-ministro a 50%.
.
Saúdo o Jaime Silva que foi ridicularizado pelos funcionários públicos encapotados da CAP, da fileira do leite e pelos media quando defendeu que o futuro da nossa agricultura estava no kiwi e no diospiro.
.
Saúdo o Jaime Silva que teve coragem de dizer alguma da verdade que os agricultores precisam de ouvir.
.
Não saúdo o Jaime Silva que pactuou com as políticas que vão adiando o inevitável, o dia em que os contribuintes europeus vão dizer basta.
.
Enquanto os agricultores por cá continuam o seu choradinho de coitadinhos, de gente que não etende como o mundo mudou podemos ler isto num jornal inglês:
.
"Food will never be so cheap again" (Ao ler este título não posso deixar de recordar que a Rússia tem uma área de terra arável inculta, boa para cereais, seis vezes superior à área arável inglesa, mas adiante).
.
Os coitadinhos, perante um mundo em mudança pedem mais apoios e mais subsídios e mais isto e mais aquilo.
.
Gente previdente olha para as mudanças em curso e identifica oportunidades e ameaças, desenha cenários e faz opções com base nos seus pontos fortes e minimizando a importância ou influência dos seus pontos fracos, e transforma a sua realidade, comanda o seu destino.

1 comentário:

lookingforjohn disse...

They don't have it...

Eles não sabem, não conseguem, mas é normal, falta conhecimento (aos agricultores, mas falo dos que mexem mesmo na terra, entenda-se).
Já os outros, os líderes dos movimentos, associações e sindicatos, esses a quem também falta o saber útil, mas a quem sobra a intencionalidade egocêntrica, tachista e politizada... não há como removê-los? Não há forma de ensiná-los ou de dar-lhes competência, em função das reais necessidades de cada um?...

Que nos reservará o novo Ministro?
Que marca irá ele deixar? Irá ser capaz de construir alguma coisa com esta matéria-prima? Saberá ele como fazê-lo?
Aguardemos mais uns dias...

(aranha)