terça-feira, outubro 27, 2009

Experiências

"Consumers prefer to buy at a store where they pay a fair price every time: a price that is as low as possible and does not go up and down frequently. Retailers that continually mark down their products and sell nearly all of their merchandise at promotional prices lose part of their credibility. Consumers will no longer be prepared to buy at regular price, but will count on the fact that the product will soon be marked down, so they just wait for the next sale."
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Este ano descobri nos centros comerciais umas interessantes lojas de calçado, as Loop (julgo que pertencem ao grupo Sonae mas não tenho a certeza). As lojas têm uma gama de produtos de marca que dificilmente encontramos noutros locais, tudo reunido num único espaço. Fiquei surpreendido com o abaixamento de preços na época de saldos, em certos casos ultrapassou os 50%.
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Mentalmente pensei, por que comprar por 80€ aquilo que no final da época custa 30€?
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Já agora, Ko Floor chama a atenção para o facto de a loja de moda típica vender 50% do que comprou para a estação na época dos saldos. A Zara, com a sua política de rapidez, apenas vende 15% do stock na época de saldos.
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Trecho retirado de Branding a Store de Ko Floor.

3 comentários:

lookingforjohn disse...

Já diz a regra de ouro das promoções (ou uma delas): devem ser de curta duração, para que o preço não estabilize no preço de promoção.
E, claro, se a promoção é regular e tentadora, as pessoas esperam por ela, sabendo que podem sem esforço (apenas com alguma paciência e boas práticas de gestão) ganhar dinheiro nas compras.
E, claríssimo, se as pessoas se habituam a que uma marca tenha preços de promoção com regularidade, essa marca fica com essa associação, e se estes preços deixam de aparecer, o cliente sente-se defraudado, impulsivamente começa a fazer comparações, e parte para outra.

Simple as that, but they don't get it, do they?

(aranha)

P.S.: Nem tudo o que Ko Floor diz é... "novidade", pois não?...

CCz disse...

Há algumas novidades, para mim.
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No entanto, o que mais aprecio é a arrumação sistemática que faz. Gosto de perceber a quantidade de variáveis que podem ser manipuladas pois isso aumenta a quantidade de hipóteses de posicionamento e de alternativa de diferenciação estratégica. Por exemplo o que ele escreve sobre as lojas que apostam na experiência não é novo, escrevi acerca da batota e Gilmore e Pine são especiais aí, no entanto, aprecio a arrumação das ideias, a conjugação dos n parâmetros.

lookingforjohn disse...

ok, compreendo.