"The discussion shifted between difficulties and actions. The three main action ideas were refocus the business on high-value crops, especially orchards, with the option of actually selling the large-farm portion of the business to one of the global majors; refocus research on the detailed chemistry of nutrients, developing the ability to customize liquid fertilizers to each crop, location, season, even time of day; and establish deep co-development relationships with one or two lead customers."
Rumelt em "The Crux - How Leaders Become Strategists" apresenta o exemplo acima como o resultado de uma reflexão estratégica.
O que me fez sorrir foi o facto do resultado ser muito semelhante, em termos abstractos, ao que muitas vezes me acontece com PMEs. Incapacidade de competir nos negócios de escala e margens pequenas, foco na subida na escala de valor. O único tópico que não me costuma aparecer é aquele: "selling the large-farm portion of the business to one of the global majors", mas só porque a coisa não funciona cá em Portugal. Se funcionasse tornaria muito mais proactivas as mudanças estratégicas. Assim, ocorrem mais como reacção quando se está entre a espada e a parede, motivadas pelo desespero.
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