terça-feira, março 15, 2022

Onde está essa fábrica agora? Pois, não está ...

Um discurso perigoso...

"Do plástico para os saltos às borrachas para as solas, passando pelos fios e pelas peles, a indústria do calçado está a ficar com as margens cada vez mais esmagadas porque “os clientes não estão a aceitar aumentos” de preços. Ao mesmo tempo, começam a chegar as primeiras faturas de eletricidade com valores cinco vezes mais elevados.

...

O grande problema é que os clientes não estão a aceitar aumentos. É muito difícil. Aliás, tenho ouvido respostas – e de grandes grupos – como ‘vocês têm de inventar soluções dentro da vossa empresa para que sejam mais produtivos’. A minha primeira reação, com alguns nervos, é dizer-lhes: ‘então venham para aqui e tentem fazê-lo’. Além disso, estamos com um problema de falta de mão-de-obra e arranjar tecnologia para implementar nas empresas não se consegue fazer de um dia para o outro.

...

Reconheço que o salário mínimo em Portugal continua a ser muito baixo. Estou de acordo que seja aumentado, mas a produtividade também tem de aumentar – e isso não tem acontecido. Devia crescer mais em função da produtividade. E os próprios trabalhadores são a favor disso. Ou seja, quanto melhor fizermos, mais temos de receber no final. O problema com estas subidas dos últimos anos é que todos os escalões que estão acima começam a ficar muito próximos e isso cria uma instabilidade social muito grande [dentro das empresas]. Mas se fossemos aumentar [os restantes] em proporção, tornava-se difícil de manter a indústria."

Recuo a 2011 e a "Não é impunemente que se diz mal". 

Foco-me naquela frase "a indústria do calçado está a ficar com as margens cada vez mais esmagadas porque “os clientes não estão a aceitar aumentos” de preços" e lembro-me de A importância das margens e de:


Se tem de fazer um braço de ferro para aumentar preços ... então, encare-o como uma mensagem do universo a dizer que tem de mudar algo. Portugal não irá crescer se continuar a “exportar ‘mais do mesmo’”

Os trechos iniciais foram retirados de "Luis Onofre: "Preço dos sapatos nas lojas vai aumentar 20% a 30%, para já"". O mesmo Luís Onofre, numa entrevista ao JN de Domingo último, em "Calçado precisa de dois a três mil trabalhadores" refere: 
"O ganho médio dos trabalhadores do setor passou de 623 euros, em 2009, para 871, em 2019, o último ano disponível, o que representa um aumento de 40%."
Entretanto segundo um artigo publicado algures e que li ontem a APICCAPS refere que os preços cresceram 24% na mesma década. Embora as minhas contas apontem para 16%.

Em 2015 escrevi sto sobre uma empresa têxtil: Mais um exemplo do regresso do têxtil
Em 2019, acerca da mesma empresa, escrevi isto: A destruição criativa

As vantagens competitivas não são eternas, o que hoje funciona pode não funcionar no próximo ano. Turn, turn, turn:

Recordo Mea culpa e Mea culpa (parte II). Já este ano encontrei uma foto da saída dos trabalhadores de uma fábrica de calçado em Karlsruhe (?), na Alemanha, ao final do dia. A foto era dos anos 50 do século passado. Onde está essa fábrica agora? 

Pois ... não está.

Sem comentários: