segunda-feira, março 08, 2021

Turquia - Portugal em 144 horas

Sábado fez 10 anos que publiquei "Pregarás o Evangelho do Valor", depois fui para Arrifana onde fui trabalhar com os amigos Paulo e Pedro. Julgo que foi ao final dessa manhã que me apresentaram o amigo António.

Sábado ao princípio da noite o amigo Pedro mandou-me esta imagem via WhatsApp:
Portugal -> Turquia e Turquia -> Portugal com entregas em 144h (6 dias).

Como não recordar um texto publicado fez ontem três meses ""Come on! Esta gente não analisa os números?"" onde escrevi:
"O que ressalta é a evolução turca e albanesa. Em 2010 a Turquia exportava cerca de 75 milhões de pares de sapatos, em 2019 exportou 275 milhões de pares a um preço médio de 3.29 USD. A Albânia em 10 anos duplicou as suas exportações. Presumo, pelo preço médio de cada par, que há ali mão de know-how italiano."

E chamei a atenção para a transitoriedade do status quo no sector privado exportador. A base do sucesso do modelo nos últimos 10 anos posta em causa por dois países próximos do centro da Europa com custos de produção muito baixos. Por isso:

"finding a sustainable competitive advantage may not be that important. What is important, however, is that companies have a contingency plan to deal with the upcoming prospects for an expansion of available resources or possible constraints created by other actors in the market." 

E isto joga bem com a mensagem do lucro como uma ilusão, parte significativa dele é para pagar os custos do futuro, como aprendi com Schumpeter. Há que estar sempre focado no amanhã, recordo esta série "Quantas empresas". Recomendo a parte X dessa série.

E já agora, na sequência dessa parte X, voltar ao postal de ontem sobre "The search for a profitable niche market"




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