"O que ressalta é a evolução turca e albanesa. Em 2010 a Turquia exportava cerca de 75 milhões de pares de sapatos, em 2019 exportou 275 milhões de pares a um preço médio de 3.29 USD. A Albânia em 10 anos duplicou as suas exportações. Presumo, pelo preço médio de cada par, que há ali mão de know-how italiano."
E chamei a atenção para a transitoriedade do status quo no sector privado exportador. A base do sucesso do modelo nos últimos 10 anos posta em causa por dois países próximos do centro da Europa com custos de produção muito baixos. Por isso:
"finding a sustainable competitive advantage may not be that important. What is important, however, is that companies have a contingency plan to deal with the upcoming prospects for an expansion of available resources or possible constraints created by other actors in the market."
E isto joga bem com a mensagem do lucro como uma ilusão, parte significativa dele é para pagar os custos do futuro, como aprendi com Schumpeter. Há que estar sempre focado no amanhã, recordo esta série "Quantas empresas". Recomendo a parte X dessa série.
E já agora, na sequência dessa parte X, voltar ao postal de ontem sobre "The search for a profitable niche market"
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