sexta-feira, maio 15, 2020

Subir na escala de valor (parte I)

Já há algum tempo que não citava aqui Seth Godin.
"Marketers used to have little choice. The only marketing was local. The local neighborhood, the local community. [Moi ici: O mundo pré-industrial. A aldeia, a feira local onde todos se conheciam, onde interagiam, onde o produto era feito à medida do cliente]
.
[Moi ici: Depois, o industrialismo do século XX criou o mercado de massas, o Normalistão, o Centrão, a Grande Padronização. As pessoas toleraram a massificação, em troca do acesso a produtos a que nunca poderiam aceder de outra forma] Mass marketing changed that. Now, the goal was to flip the culture, all at once. Hit records, hit TV shows, products on the end cap at Target and national TV ads to support it all.
[Moi ici: O industrialismo do século XX tratou o cliente como consumidor, como plancton indistinto. Até que a oferta superou a procura e o poder começou a fluir para quem paga e não para quem produz].
With few exceptions, that’s being replaced by a return to clusters. [Moi ici: Aquilo a que chamo de Mongo, o Estranhistão. De certa forma, um regresso ao local, mas um local em sentido figurado. Local, porque ambas as partes se conhecem. As tais tribos apaixonadas, as tais tribos com sentimentos assimétricos]
.
The cluster might be geographic (they eat different potato chips in Tucson than they do in Milwaukee) but they’re much more likely to be psychographic instead. What a group of people believe, who they connect with, what they hope for…
.
The minimal viable audience concept requires that you find your cluster and overwhelm them with delight. Choose the right cluster, show up with the right permission and sufficient magic and generosity and the idea will spread.
.
We’re all connected, but the future is local."
Esta é a mensagem que procuro transmitir às organizações que querem fugir do negócio do preço, que querem fugir do aperto da race-to-the-bottom.
 Em vez de se concentrarem no output da sua produção e no estrito cumprimento das especificações, as organizações (no caso de B2B) devem focar-se nos resultados do negócio dos seus clientes e na sua perspectiva.

Utilizemos este texto como ponto de partida para abordar como trabalhar com uma organização que quer ser vista como especialista, para poder subir na escala de valor.

Trechos retirados de "Clusters"

Sem comentários: