quarta-feira, julho 10, 2019

Tail risks can screw you up


A propósito de "Eureka em PER com dívidas de 22 milhões a 622 credores" como não recordar da parte II:
"Of course, economies of scale can sometimes be required for success in certain markets and for some products, but often they aren’t required and it is ego, not a strong business strategy, that is forcing growth where growth isn’t necessary."
Para contextualizar: "De Vizela para o mundo" e "A atracção das marcas".

Primeiro um disclaimer: as pessoas da Eureka têm o meu respeito porque são gente com skin-in-the-game, são gente que fazem o que cada vez é mais difícil e arriscado, põem o pescoço no cepo e ao fazê-lo criam emprego.

Qual poderá ser o seu erro?
E recordo de "Jouer Sa Peau" de Nassim Taleb:
"On peu aimer le risque tout en nourrissant une aversion profonde pour la ruine.
L' asymétrie central de la vie est la suivante:
Dans une stratégie qui entraîne la ruine; les bénéfices ne compensent jamais les risques de ruine"
A atracção pelo crescimento rápido pode levar ao tail risk de tudo perder.


3 comentários:

D. Pedro IV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D. Pedro IV disse...

Disclaimer: não conheço o caso em concreto. Mas há um padrão que se tem.vindo a repetir.... "Mas porque é que não têm lojas? Porque é que não vendem on-line? Olhe que o mercado está a mudar muito e não podem ficar de fora." À resposta "porque somos fabricantes e queremos foco completo e especialização nisso" as pessoas olham com verdadeira desilusão. Senti isso várias vezes. O mundo está cheio de ícaros, ou se preferirmos de exemplos do princípio de Peter que nos impele sempre a avançar até que saímos da nossa área de experiência e core business. Exagerando: a necessidade (quase obrigação) de sair da zona de conforto está overrated!

CCz disse...

Excelente provocação!
Merece uma reflexão mais profunda.