A propósito de "Eureka em PER com dívidas de 22 milhões a 622 credores" como não recordar da parte II:
"Of course, economies of scale can sometimes be required for success in certain markets and for some products, but often they aren’t required and it is ego, not a strong business strategy, that is forcing growth where growth isn’t necessary."Para contextualizar: "De Vizela para o mundo" e "A atracção das marcas".
Primeiro um disclaimer: as pessoas da Eureka têm o meu respeito porque são gente com skin-in-the-game, são gente que fazem o que cada vez é mais difícil e arriscado, põem o pescoço no cepo e ao fazê-lo criam emprego.
Qual poderá ser o seu erro?
E recordo de "Jouer Sa Peau" de Nassim Taleb:Added a section to explain that Goldman Sachs survived for 149 years by explicitly avoiding SOME tail risks and taking a lot of other risks. pic.twitter.com/Qk2f7GG6Ai— Nassim Nicholas Taleb (@nntaleb) May 2, 2018
"On peu aimer le risque tout en nourrissant une aversion profonde pour la ruine.A atracção pelo crescimento rápido pode levar ao tail risk de tudo perder.
L' asymétrie central de la vie est la suivante:
Dans une stratégie qui entraîne la ruine; les bénéfices ne compensent jamais les risques de ruine"
3 comentários:
Disclaimer: não conheço o caso em concreto. Mas há um padrão que se tem.vindo a repetir.... "Mas porque é que não têm lojas? Porque é que não vendem on-line? Olhe que o mercado está a mudar muito e não podem ficar de fora." À resposta "porque somos fabricantes e queremos foco completo e especialização nisso" as pessoas olham com verdadeira desilusão. Senti isso várias vezes. O mundo está cheio de ícaros, ou se preferirmos de exemplos do princípio de Peter que nos impele sempre a avançar até que saímos da nossa área de experiência e core business. Exagerando: a necessidade (quase obrigação) de sair da zona de conforto está overrated!
Excelente provocação!
Merece uma reflexão mais profunda.
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