terça-feira, junho 25, 2019

Contexto e estratégia, que bailado imparável

Para relacionar com "Shut Out by Shoe Giants, ‘Mom and Pop’ Stores Feel Pinched" outro artigo que assinala mudanças no horizonte, "In Huge Strategy Shift, Amazon Set To Purge Many Small Suppliers", sobretudo agora que se recorda isto "Calçado português quer Amazon para acelerar exportações".

3 comentários:

Ricardo Igreja disse...

Li os artigos do nyt e do zh. Fico com a impressão que a Nike está voluntariamente a fragilizar a sua posição.

CCz disse...

Tenho de ser coerente comigo próprio e perceber que pode ser defensável esta postura da Nike para reduzir custos de comercialização e logística. No entanto, nunca há bela sem senão. E o senão aqui é a fragilização da posição por depender de menos parceiros e maiores. Porque, como refere o artigo, cresce o perigo de grandes falências de clientes.

Nestes cenários penso e preocupo-me sempre é com as PMEs fabricantes portuguesas. Não podem mudar o mundo, não podem influenciar o mundo, como podem manobrar neste mundo, como podem fazer limonadas com os limões que o contexto lhes atira?

Ricardo Igreja disse...

Caríssimo, esse é o meu dilema diário, como pequeno retalhista que sou. Serviço é a única resposta que me ocorre, num sentido lato.