domingo, outubro 08, 2017

Está tudo relacionado

Está tudo relacionado.

Este texto, "Starbucks Closes Online Store to Focus on In-Person Experience", tem tudo a ver com "How Not to Fail at Retail" e com perceber o papel das interacções e da co-criação de valor.

Tudo o que, por exemplo, o jornalismo mainstream nunca percebeu.

Se os "chineses" do retalho, as lojas online, têm preços e diversidade de oferta imbatível, não adianta tentar competir com eles nesse campeonato (good old Kasparov), não adianta entrar numa guerra entre cães, mais vale mudar para gato.
"O truque está no jogador reconhecer aquilo que faz melhor. Se é melhor na espera e numa estratégia de paciência, então é esse o caminho que deve seguir; se é melhor num ataque poderoso, deve criar condições para o fazer. O elemento chave para uma estratégia de sucesso é assegurar que, no ambiente que está criado, somos muito melhores do que o nosso concorrente. Trata-se de forçá-lo a cometer erros.
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é preciso conhecer a nossa natureza e a do nosso adversário. Reconhecer as forças e as fraquezas de cada um. E assegurar que a luta se processa num território no qual as nossas fraquezas são menos importantes, enquanto que as do adversário são flagrantes.
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Se o meu exército tem cavalaria, convém que a batalha seja num vale; mas se a cavalaria for do adversário é melhor que o confronto seja nos montes. Trata-se de encontrar o campo de batalha que potencia a nossa vantagem competitiva e no qual as potenciais vantagens do adversário encontrem contrariedades. Acredito que a maioria das batalhas - na história militar, nos negócios ou no xadrez - são decididas por manobras prévias e que as grandes vantagens competitivas são acumuladas antes da batalha propriamente dita." [Moi ici: Claro que há que dar um desconto à visão dos negócios como uma guerra ou um jogo. Não devemos ser como o Dick Dastardly e darmos demasiada importância à concorrência. Nos negócios o objectivo não é eliminar o concorrente, o objectivo é  seduzir de forma sustentada um cliente]
Por um lado:
"“Every retailer that is going to win in this new environment must become an experiential destination,” Mr. Schultz told investors in April." [Moi ici: O mais provável é que o máximo que o comércio online possa fazer seja "permutar". O comércio online é muito bom para artigos padrão, é muito bom para artigos permutados, não é bom para quem procura algo à sua medida, para quem procura algo que ainda não existe, para quem não sabe o que procura]

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