Nos anos quentes a seguir ao 25 de Abril de 1974 era comum ouvir o refrão:
Os grandes ficam maiores e os pequenos desaparecem.
Estávamos em plena vigência do modelo de negócio dominante do século XX: o triunfo da escala e da concentração.
Entretanto, de acordo com a minha interpretação da realidade, estamos a embrenharmos-nos no modelo económico do século XXI: Mongo. E em Mongo a escala deixou de proporcionar a vantagem competitiva do passado.
Em Mongo "
We are all weird" e já há mais gente fora do que dentro da caixa. Por isso, em dois ou três dias deparamos com casos como:
Que retratam a vida em Mongo e o triunfo das tribos sobre a escala, o triunfo da arte sobre o vómito, o triunfo do significado e da proximidade sobre o padronizado.
E agora, tão estilo de Mongo encontro: "
Americans Are Rejecting Big Restaurant Chains":
"Americans are rejecting the consistency of national restaurant chains after decades of dominance in favor of the authenticity of locally owned eateries, with their daily specials and Mom’s watercolors decorating the walls."
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