domingo, novembro 13, 2016

Curiosidade e interrogações

Ontem em "A explicação simples" procurei dar uma resposta à pergunta porque é que as exportações têxteis portuguesas caíram para os Estados Unidos durante os primeiros 9 meses de 2016.
.
Já há noite, resolvi pesquisar como evoluíram as importações de têxteis pelos Estados Unidos. Assim, cheguei a este site: Trade Data - U.S. Textiles and Apparell Imports by Country onde encontro estes números:
Estranho!
Segundo os americanos, em USD, as exportações portuguesas de têxteis aumentaram este ano.
.
BTW, na linha da minha explicação simples esta notícia, "Mercado japonês na mira das empresas portuguesas de têxteis e tecidos". E se repararem, com atenção, até encontram:
"Adiantando que até 2015 aquele foi o principal mercado internacional da empresa, absorvendo 20% das exportações, tendo só este ano sido ultrapassado pelos EUA, a responsável garante que continuará a ser um destino privilegiado para os produtos da empresa, cuja meta é manter no Japão o ritmo anual de crescimento de 15% nas vendas."
Talvez esta série "Market-driven ou market-driving" explique melhor a evolução do que a simples evolução da cotação do euro face ao dólar.

Sem comentários: