sábado, setembro 10, 2016

A transição do funcionalismo para o empreendedorismo não é para qualquer um

O @fassistapt no Twitter chamou-me a atenção para este artigo "Agricultura da região só é viável com subsídios".
.
Mais um exemplo da mentalidade que um dia, tenho esperança, há-de ser erradicada deste país.
.
O que mais me arrepiou foi perceber que a afirmação foi proferida por uma pessoa com 39 anos...
.
O Mirante é um jornal da zona de Vila Franca de Xira, os agricultores contactados são do Cartaxo, da Golegã, de Constância... nunca me esqueço. Há anos estava a trabalhar com uma empresa de Almeirim no Inverno. Ao final do dia, já de noite, levaram-me a Santarém para apanhar o Intercidades. Por causa de obras, o acesso à estação tinha de ser feito via centro da cidade de Santarém. Foi então que descobri a quantidade de igrejas e capelas na cidade. Dias depois, ao voltar a Almeirim dei comigo a pensar que aquela região tinha de ser muito fértil para poder ter alimentado uma estrutura clerical tão grande. Portanto, agricultores de uma das zonas mais férteis do país em termos agrícolas acham que a sua actividade só pode subsistir se tiverem apoios e subsídios.
.
Grande retrato! Podem ser agricultores mas não são empresários.
.
Podem ser adultos mas continuam a comportar-se como crianças e sem problemas por dependerem do papá-Estado.
.
A frase que se segue quase que só por si merecia um postal. Alguém, vestido de palhaço, que trabalha como palhaço, não gosta que lhe chamem palhaço!
""É impossível", afirma Hélder Pereira. O agricultor de 39 anos da Golegã faz cultura de milho e cereais e sublinha que sem subsídios os agricultores não conseguem manter a actividade: "as pessoas têm a ideia errada de que os agricultores são subsídio-dependentes e apesar de não concordar com isso, no fim das contas feitas, com todos os gastos, o subsídio é o nosso lucro e aquilo com que conseguimos viver e nos governar", aponta."
A propósito do milho, eis a evolução do preço nos mercados internacionais:
Agora, o que pensa o agricultor-funcionário público encapotado:
"Hélder aponta a volatilidade dos preços das campanhas como o milho e do tomate como um dos problemas que enfrenta anualmente, defendendo que estes deveriam ser fixos antes se começar com a sua apanha: "falam-se em 165 euros por tonelada para o milho para este ano, o que é muito pouco, mas ainda não sabemos de nada.
...
O agricultor aponta ainda a falta de competitividade dos preços nacionais com os estrangeiros como um dos problemas que o sector enfrenta, "o governo não sabe criar um modelo que faça com que todos fiquem satisfeitos e sem o coração na boca e enquanto isto não for mudado andamos nesta situação, há subsídios e os resultados nunca são os desejados, quer pelos agricultores que pela população que cria uma imagem negativa desta actividade", reforça."
Caro @fassistapt, se voltar a encontrar textos deste calibre... por favor, não mos encaminhe. Fico doente com esta mentalidade!
.
Esta mentalidade é, de certa forma, a versão agrícola do pensamento da tríade, do pensamento que acredita que a única forma de aumentar a produtividade é reduzir o denominador. Voltemos ao texto deste postal "Augusto Mateus bem!", está lá tudo:
"a dificuldade que existe em Portugal de compreender a crise de produtividade. É que não é uma crise de esforço ou de falta de vontade de trabalhar, nem sequer é uma crise só de eficiência. [Moi ici: Não acredito que o Hélder seja preguiçoso. Pelo contrário, o Hélder deve ser muito trabalhador] É uma crise da própria qualidade dos factores produtivos, como o laboral, e um problema de alocação de recursos. Temos recursos a mais em actividades que não crescem."
O que o Hélder devia perceber, mas os políticos da oposição e da situação não o deixam ou não ajudam, porque fazem dele um coitadinho dependente de ajudas, é o que há anos defendemos aqui no blogue. Agora, o mundo da agricultura portuguesa já não acaba na fronteira com Espanha. Agora o mundo da agricultura portuguesa é o mundo, literalmente. Nunca seremos competitivos a produzir aquilo que outros, com outra dimensão e clima podem produzir mais fácil e economicamente. A alternativa? Mudar de culturas e produzir aquilo em que podemos fazer a diferença e ganhar mais! Recordar "Pensamento estratégico" de Abril de 2008 e "Um monumento - Um símbolo - Um exemplo " de Março de 2011
.
Só nesta semana, por várias vezes recorri à palavra identidade associada ao desafio da produtividade:

O que o Hélder e o seu colega precisava de ler era uma estória já com uns anos de um agricultor canadiano. Vou procurá-la.
.
.
.
Custou mas ela aqui está:
"Instead of growing crops and then finding a buyer, Mr. Menzies said the farm had to start looking for customers first. The typical farm model is “backward to everything I ever did in the engineering and technology side,” he said in an interview. “We looked for a need and we filled it. And where we found that need was from the world.”

Durante a pesquisa encontrei mais alguns postais relevantes:

Claro que fazer esta transição do funcionalismo para o empreendedorismo não é para qualquer um

Sem comentários: