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Mergulhemos então no artigo sobre a Wlrod, "Há “denim” em Famalicão que melhora com a idade".
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A figura que se segue é a recolha dos elementos do texto:
Qual é a estratégia da empresa? Em que é que assenta a sua vantagem competitiva? Qual é a escassez com que faz batota?
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A empresa trabalha com máquinas dos anos 30, máquinas muito ineficientes, quando comparadas com o padrão actual. Por isso, são máquinas que quase já não existem. Essas máquinas permitem fazer tecido à moda antiga, tecido capaz de durar uma vida. A diferenciação assenta nos tecidos que consegue produzir. Como a empresa vende artigos com margens elevadas o negócio não são minutos, o negócio não é eficiência das máquinas.
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Continuemos a subida na escala de abstracção e olhemos para o caso desta empresa com base no canvas de Osterwalder:
Quem são os clientes-alvo?
1. As tribos ligadas ao universo das motas.
Quais os canais de escoamento do produto?
2. Venda online directamente aos consumidores.
3. Venda através de lojas.
Quais os meios que a empresa prevê para desenvolver um relacionamento com os clientes?
3. Através das lojas.
Qual é a proposta de valor?
4. Roupa à antiga.
4. Roupa durável,
4. Artigos para a vida
"Uniformes" para as tribos das motas.
Quais os recursos-chave?
5. Teares dos anos 30 do século XX.
Quais as fontes de receita?
2. Vendas online
3. Vendas em lojas
Que conselho dou a estes empresários?
Não sei qual a dimensão, qual a verdadeira importância que eles pretendem dar às lojas físicas. No texto leio:
""Queremos vender lá para fora, online, directamente ao consumidor final. Sabemos que a par desta estratégia temos que fazer um caminho apoiado em lojas, porque as pessoas têm que conhecer e experimentar o nosso material", adianta o empresário."Sublinhando que estou de fora e que uma estratégia empresarial não é uma ciência newtoniana, também tem muito do que querem os empresários fazer, do que gostam, da sua experiência, da sua paciência estratégica, arrisco propor:
- Eliminar as lojas da equação;
- O produto é caro, o produto não é para o cidadão comum, o produto é para os membros de uma tribo estejam eles onde estiverem no mundo;
- Venda exclusivamente online;
- Apostar no desenvolvimento da marca, da mística da marca junto dos clientes-alvo e, sobretudo de influenciadores. Quantas concentrações motard existem no Norte da Europa? Quantos clubes motard existem? Quantas revistas motard existem? Quantos sites motard existem? Quem são os influenciadores no mundo motard? Pessoalmente trabalharia o marketing para esta área. Maior custo inicial sem pôr em causa margens futuras.
"Hoje em dia o denim mais procurado pelos especialistas é o japonês, feito com is teares comprados aos americanos quando estes os trocaram por outros mais eficientes."E me fazem recordar estas outras dos anos 50 em "Têxteis produzidos em países de mão-de-obra cara":
"Most premium jeans' cotton denim fabric comes from the primary maker of high-end denim fabric used in the U.S. and Europe: Greensboro, N.C.-based Cone Denim, a unit of the International Textile Group. There, in a plant known as White Oak, shuttle looms dating from the 1950s weave the denim fabric that winds up in many premium denim brands, including J Brand. The looms are older, narrower, and slower than highly efficient modern looms, but they weave fabric with slight irregularities known as slubs, which impart a texture and character that modern looms lack."E a sua empresa, tem desafios deste tipo que deviam ser discutidos? Não deviam ser exploradas mais alternativas? Quais os prós e contras de cada uma delas? Não precisa de um advogado do diabo? Não precisa do olhar de um outsider? Talvez possamos ajudar?
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Este caso merece ainda uma outra abordagem na escala da abstracção; por isso, continua numa parte III.
2 comentários:
http://www.bloomberg.com/bw/articles/2012-05-17/cone-denims-old-factory-is-back-in-fashion
Realmente muito interessante esta sua análise.
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