terça-feira, agosto 12, 2014

"despertam em mim um Diógenes carregado de cinismo"

Estes títulos e temas "Só um quinto das empresas de mobiliário tem certificação" despertam em mim um Diógenes carregado de cinismo.
.
Basta consultar o marcador "mobiliário" neste blogue para encontrar:
Sintomas de um sector que está a fazer crescer as suas exportações a mais de 10% ao ano nos últimos anos, apostando na flexibilidade, no design, na diferenciação. E, perante este desempenho... o problema é a certificação... e o design? E o marketing? E o branding? E uma estratégia?
.
A certificação era muito importante quando a assimetria de informação penalizava o comprador, o consumidor. A certificação era importante quando a interacção produtor-comprador se resumia a uma transacção. No mundo da co-criação de valor, a interacção, o desenvolvimento da relação é onde tudo se joga.
.
E aqui está um consultor que apoia organizações a certificarem-se a dizer mal das certificações?
.
Não, a dizer mal da mentalidade que vende certificações como a salvação para todos os males. Agora que aí vem uma pipa de massa da UE, é natural que toda uma certa fauna venda certificações como a última garrafa de Coca-Cola gelada no meio do deserto de Atacama. As certificações podem ter um lado positivo, mas só se fizerem parte de um plano estratégico. Recordar "Não culpem a caneta quando a culpa é de quem escreve"

4 comentários:

CCz disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/crise_montou_revolucao_silenciosa_no_mobiliario.html

CCz disse...

http://www.oje.pt/pt/art-on-chairs-promove-internacionalmente-o-mobiliario-de-paredes-

CCz disse...

http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId={74149C4B-B7EF-474A-A59A-7328639232A3}

CCz disse...

http://www.ionline.pt/artigos/boa-vida/nem-todos-os-moveis-vem-pecas-alguns-podem-ser-arte/pag/-1