terça-feira, junho 17, 2014

Uma evolução mais do que previsível

O leite é a commodity alimentar por excelência, lembram-se de "O leite é a commodity alimentar por excelência"?
.
Lembram-se da evolução do efectivo médio das explorações leiteiras em Portugal? E da comparação com outros países? Recordar "O leite: Os factos, a treta socialista e os apoios mafiosos".
.
Agora, leiam isto "Portugal perdeu 90% das explorações leiteiras em 20 anos":
"A produção leiteira conheceu nas últimas duas décadas uma autêntica revolução. O número de produtores passou de cerca de 61 mil, na campanha de 1993/1994, para menos de 7000, na mais recente campanha (2013/2014).
...
A evolução dos números acaba por reflectir uma mudança de paradigma na operação sectorial, que nos finais da década de 1980 estava ainda muito assente numa estrutura de pequenas explorações, com um número muito reduzido de animais e com uma produção muito pouco sustentável. Parte substancial do sector não dispunha de ordenha mecanizada própria, fazendo entregas em postos de recolha que regularmente eram visitados pelos camiões-cisterna das cooperativas ou em instalações de ordenha colectiva – algo que dificultava a operação e punha em risco a qualidade do leite recolhido.
...
Fruto deste desenvolvimento empresarial, o potencial das explorações que foram desaparecendo foi sendo transferido para aquelas que tinham capacidade de expansão, de tal forma que, no espaço de duas décadas, a produção média por exploração disparou praticamente dez vezes – de 25 toneladas por exploração, em 1993/1994, para 264 toneladas por leitaria, na campanha mais recente. Só neste século, sustenta Fernando Cardoso, verifica-se “uma multiplicação por três do efectivo leiteiro médio de cada exploração”.
Lembram-se de "Como surgem os Golias e pistas para o aparecimento de Davids" e desta figura?
Uma evolução mais do que previsível.

1 comentário:

CCz disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/sao-os-agricultores-que-tem-de-decidir-quais-sao-os-sectores-estrategicos_208622.html