sábado, março 29, 2014

Mongo dum lado e "o grande capital" do outro

Enquanto por cá as mentes formatadas no século XX andam assustadas.
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Enquanto por cá as mesmas mentes formatadas no século de Magnitogorsk, da linha de montagem e do vómito industrial só sabem pensar na massificação e aprovam barbaridades como esta:
"Não é de espantar, portanto, que a Secretaria de Estado das Florestas esteja a incluir nos regulamentos de acesso aos fundos comunitários agrícolas/silvícolas, pacotes de financiamento até 40% a fundo perdido para investimentos em eucaliptos em cima de uma lei que já facilita a expansão desta espécie mesmo para terrenos agrícolas. Decisões impensáveis à luz dos últimos verões em que o país ardeu de forma devastadora, muito por consequência da monocultura do eucalipto não estar cercada de zonas "tampão" com agricultura ou espécies autóctones (como o castanheiro, sobreiro, carvalho, nogueiras, etc.) para travar o fogo."
Há um mundo de oportunidades, baseado em Mongo, baseado na autenticidade, baseado na "fortune", adequado ao nosso clima, adequado à nossa cultura de pensar em pequeno, sem conotação negativa, e um exemplo disso é este "Best Industries: What's So Special About Specialty Foods":
"Health food, organic produce, and other specialty foods are no longer the exclusive domain of hippies and the counterculture. Interest in the market is now driven by masses of people who are concerned about what they are putting in their bodies, and this makes specialty foods a top industry for starting a company in 2014.
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"How many mothers today would buy a product without reading the label," ... "More consumers are seeking out more and more products that are better for them, and that's creating a lot more demand and a need for [specialty] stores." Seventy-five percent of consumers reported making specialty foods purchases in 2013, up from less than half of consumers from 2009. And buyers tend to be young demographic, primarily between 18 and 24 years old, located in the West and Northeast.
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The Specialty Foods Association has 3,200 members, the majority of which are small. Most of the companies interviewed for this story reported at least double-digit growth rates for their annual sales."
Um aparte, esta cena dos eucaliptos é das coisas que mais me revolta... um símbolo do egoísmo da geração incumbente face às gerações futuras... apostar no eucalipto porque dá dinheiro é como construir uma nova Tabaqueira todos os anos porque o tabaco dá dinheiro. O tabaco mata? Isso não é problema meu.
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Pedro Silva, obrigado pela indicação

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