sexta-feira, dezembro 28, 2012

Atento às peças novas para um puzzle em constante evolução

Ontem, ao criar o primeiro slide, para uma apresentação com que vou arrancar mais um projecto de balanced scorecard numa PME, na primeira semana de 2013, escolhi três imagens:
  • uma bússola;
  • um manómetro industrial; e
  • o símbolo de um caminhante, um trekker.
Um balanced scorecard da 3ª geração é uma ferramenta de transformação de uma empresa actual na empresa do futuro desejado.
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A transformação ocorre ao longo da realização de uma espécie de viagem. A bússola é uma metáfora para a necessidade de uma estratégia, para a necessidade de um caminho, para a necessidade de fazer opções.
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Uma estratégia é uma disciplina para promover o alinhamento interno de uma organização, por isso, tem de ter em conta a realidade interna da empresa. No entanto, uma estratégia também tem de ter em conta a realidade externa, para focar uma vantagem competitiva, para potenciar uma hipótese de diferenciação, para aproveitar uma descontinuidade aberta pela tecnologia ou algo mais.
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Como facilitador da formulação de estratégias, gosto de estar especialmente atento a sintomas da realidade exterior onde actuam as empresas, pode ser útil para uma análise PESTEL, para as Oportunidades e Ameaças de uma análise SWOT, para o desenho de cenários. Diariamente, ao sondar a realidade, cada novidade é como uma peça de um imenso puzzle que recolho e tento encaixar num quadro que nunca terminarei e que está sempre sujeito a alterações.
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Hoje, encontrei mais uma interessante peça de puzzle "2012, el año en que desaparecieron las grandes ferias europeas de prêt-à-porter":
"El reinado actual de la gran distribución y la rotación constante de las colecciones han obligado al multimarca, el principal cliente de los salones de moda, a evolucionar. El cambio en la tienda tradicional ha repercutido en la oferta de los eventos del sector, que tiende hacia la exclusividad y las marcas de fuerte componente moda."
É mais, muito mais do que que concorrência entre empresas... é a própria alteração do habitat onde as empresas actuam, a tal alteração no perfil de enrugamento da paisagem competitiva.
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Neste cenário, a produção no outro lado do mundo está fora de questão.

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