- Lembrei-me da artesã, na feira transmontana, que dizia que não havia mercado para as suas colchas de linho;
- Lembrei-me do artigo "Sector leiteiro teme extinção com quebra de 10% no preço ao produtor" e do artigo "Leite: Produtores alertam para "risco de extinção" do sector";
- Lembrei-me de um projecto, ainda nos primeiros passos, em que gente interessada pretende vencer a erosão da comoditização com estratégia, com marca, com autenticidade, com paixão, com diferenciação;
- Lembrei-me de um suíço que produz azeite...
- O que fará a Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa com este prémio?
- Será que vai usar o prémio para subir preços?
- Será que vai usar o prémio para entrar em novos mercados?
- Será que vai usar o prémio para fugir ao rolo compressor da grande distribuição?
- Será que vai usar o prémio para ganhar notoriedade?
- Será que vai usar o prémio para se diferenciar?
"O preço que os compradores pagam aos produtores de leite atingiu, em Junho, o valor mais baixo em ano e meio e está a cair quase 10% face ao valor que era pago no início de 2012."O vice-presidente da Aprolep (Associação dos Produtores de Leite de Portugal) dá o exemplo dos cereais:
"O preço do trigo foi responsável pelo aumento (do preço) do pão, mas no (sector) do leite não se consegue repercutir o aumento dos custos de produção no preço pago ao produtor."Qual o sentido desta comparação? O preço dos cereais pagos ao produtor subiu porque a oferta baixou, porque a produção baixou. Ainda agora se lê que a quebra na produção da quantidade de vinho, que se prevê para este ano, poderá permitir subir preços.
.
O que está a acontecer à oferta de leite? Porque baixa o preço ao produtor de leite? O artigo refere que o sector está à beira da extinção... o artigo refere:
"o sector já teve 80 mil produtores no continente e actualmente possui quatro mil"E a produção de leite, o que está a acontecer à produção de leite em Portugal? Segundo esta fonte:
"Em 1993, existiam em Portugal cerca de 84000 produtores de leite; Em 2010 restavam apenas 8400. Em 1983, havia 1300 produtores no concelho de Vila do Conde, restam 300. Há 10 anos, havia 14 produtores na freguesia de Mosteiró, sobrevivem 3 no presente.Segundo esta outra fonte:
Ao logo de décadas, a desistência de produtores foi compensada pelo aumento de dimensão das explorações que permaneceram e da produtividade por animal. Contudo, desde 2008 a situação alterou-se, registando-se a quebras na produção de leite em Portugal, devido às dificuldades dos produtores."
A minha interpretação:
- Um aumento da produção de leite, a commodity alimentar por excelência, em praticamente toda a Europa, Portugal incluído (a nível da UE o aumento foi de 2,7%);
- Uma redução do consumo em Portugal e no resto da Europa, dada a crise;
- Se não há diferenciação no leite... só há uma curva para a lei da oferta e da procura;
- Como vivemos numa comunidade económica com livre circulação de bens, o excesso de produção é escoado através da negociação entre as partes interessadas.
"Após duas décadas de "altos e baixos", a empresa sucumbiu às dificuldades económicas que flagelam o sector e a maioria dos 230 animais já foram vendidos a outros produtores ou enviados para o matadouro."
"Começou com 40 vacas do pai num terreno de 30 hectares ("era propriedade do meu bisavô"). Agora, dirige uma exploração modelar mecanizada e informatizada com 560 animais, que dá trabalho directo a 4 homens e produz cerca de sete mil litros por dia."
- produção para venda directa ao consumidor; (quer de leite quer de derivados do leite), o by-pass à produção concentrada e distribuição;
- produção conjugada com outras actividades como o turismo rural
2 comentários:
http://www.publico.pt/economia/noticia/industriais-do-leite-criticam-estudo-sobre-o-preco-do-leite-1585723
http://www.noticiasaominuto.com/economia/84099/pre%C3%A7os-de-lactic%C3%ADnios-e-ovos-em-portugal-acima-da-m%C3%A9dia-europeia#.UcYX8vlllsU
Enviar um comentário