segunda-feira, abril 09, 2012

Empurrar não é o mesmo que puxar

O que estes políticos não percebem, com a sua mentalidade de funcionários, é que

Empurrar não é o mesmo que puxar

os políticos continuam com o seu tique de empurrar, empurrar, empurrar, embelezar a oferta.
.
O que este políticos não percebem, com o seu desconhecimento da vida das empresas bem sucedidas que não vivem do Estado e das relações nos corredores, carpetes e biombos, com os senhores do poder, é que quanto mais empurrarem a oferta, quanto mais subornarem e embelezarem a oferta, mais impedem o desenvolvimento da procura.
.
O que este políticos não percebem, com o seu desconhecimento da vida das empresas, é que é a dor provocada pela falta de clientes, pela falta de facturação, que obriga uma empresa a deixar de olhar para o seu umbigo e perceber que não tem direitos adquiridos a um quinhão de queijo para sempre. É essa dor que a torna humilde, e a obriga a ir para a rua à procura de nova procura.
.
E é uma expectativa, uma hipótese de nova procura a jusante, que a leva a mudar, que a leva descobrir a necessidade de uma nova procura a montante.
.
O que este políticos não percebem, é que é completamente diferente contratar um doutorado porque se descobriu a necessidade de o ter, de contratar um doutorado porque é colocado de borla durante uns meses ao serviço da empresa.
.
Quando era responsável da Qualidade & Desenvolvimentos numa empresa onde trabalhei vários anos, tinha vários pedidos de estágio todos os anos. Só aceitei estagiários quando tinha um projecto para eles, nunca fui partidário de dar estágios como uma esmola.

2 comentários:

lookingforjohn disse...

Num cliente, precisa-se de assessoria para a Direcção Técnica e da Qualidade.
A Directora Técnica e da Qualidade (DTQ) é Farmacêutica, está a fazer uma pos-graduação em gestão, está nestas funções há dois anos, é responsável pelo sistema de gestão da qualidade desde essa altura, foi a responsável interna pela implementação e certificação ISO 9001, e é acompanhada por consultor experiente também desde essa altura.
Submeteu-se pedido ao IEFP para estágio profissional dum candidato entretanto seleccionado.
A DTQ é apontada como a orientadora do estágio.
O estágio foi indeferido porque a DTQ não tem formação e competências em Qualidade para poder assumir o papel de orientador do estagiário.

CCz disse...

Isto que se segue não é tanga é mesmo verdade. Se o Steve Jobs tivesse feito um pedido semelhante para um estagiário na área da informática, a conclusão do IEFP seria a mesma, não tem competências para assumir o papel de estagiário.
.
Ás vezes, recomendo a PMEs uma versão mitigada da inovação disruptora. Criarem uma pequena empresa, mesmo que virtual, assente em estagiários, para desenvolverem um modelo de negócio alternativo ao modelo actual sem o interromperem ou prejudicar. Como muitos desses gerentes não têm curso superior, não podem recorrer a essa hipótese, apesar de terem muita experiência prática sobre o tema (informática por exemplo).