sábado, fevereiro 25, 2012

Um dia destes começa a falar na metáfora de Mongo

Parece que o Presidente da República anda a ler este blogue:
.
"Não generalizarás!!!"
.
"Especialistas versus generalistas (parte III)"
.
"Cavaco Silva defendeu que «a reduzida dimensão das empresas que constituem o tecido empresarial, sempre apontada como óbice à sua internacionalização, pode ser uma vantagem competitiva, pela flexibilidade operacional que proporciona, pela criatividade e inovação que estimula e pela maior capacidade de adaptação a mercados globais em permanente mutação»."
.
Só falta começar a usar a metáfora de Mongo.
.
.
BTW, não partilho da treta sobre o Porto capital, matriz e isso... prefiro um Norte forte porque diverso e não centralizado, Braga, Guimarães, Famalicão, Barcelos, Póvoa, Vila do Conde, Maia, Felgueiras, Penafiel, Amarante, Gaia, Esmoriz, Aveiro, Porto, ...

3 comentários:

Jonh disse...

Boa noite Carlos,

O que acha da estratégia de reposicionamento do Jornal de Notícias (muito mais direcionado, e agora assumido, para o Norte)? O Porto Canal está a fazer o mesmo trabalho, escolher e direcionar-se para um público-alvo específico; os resultados parece que são bons.

Não sei se vai ganhar ou perder eleitores, mas louvo a estratégia do JN, que sempre foi um jornal muito lido pelos nortenhos, mas o próprio jornal tinha medo de se assumir...

CCz disse...

Caro John,

Não costumo comprar o JN, por isso não posso apreciar a evolução.
.
Posso, no entanto, referir que, em teoria, o futuro de um jornal, ou de um canal de TV é o de esquecer a massa uniforme e escolher uma tribo e desenvolver uma relação com ela.

Pela net, o JN parece-me... espero estar a ser injusto, parece-me uma segunda montra do DN.

.
Recordo esta interessante reflexão sobre os jornais regionais incluída em:

http://www.shirky.com/weblog/2012/01/newspapers-paywalls-and-core-users/

Jonh disse...

Caro Carlos,

Também não costumo comprar jornais generalistas, mas costumo ler o JN em alguns sítios (cafés, por exemplo).

Em termos de conteúdos e grafia, modificou. O JN sempre foi um jornal para o povo de Norte, com raízes no Norte e com conteúdos muito mais direcionados para as pessoas do Norte - basta olhar para os leitores do JN, são quase todos do Norte.

No entanto, parece-me que, com medo de perder eleitores, nunca se posicionou como um verdadeiro Jornal do Norte. Agora, com o novo posicionamento, a própria comunicação é clara. Um jornal feito no Norte e para as pessoas do Norte.

Nunca passará, no entanto, de um generalista.