quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Não generalizarás!!!

Realmente é verdade, nós não vemos a realidade, nós vemos o que a nossa mente aprendeu, o que a experiência nos permite ver.
.
Qual é o negócio da Sociedade Central de Cervejas (SCC)?
.
Produzir e comercializar cerveja.
.
Cerveja artesanal ou cerveja em escala?
.
Cerveja em grande escala.
.
Então, quais são as linhas de orientação da SCC?
.
Fácil!!!
.
Escala, pouca variedade, eficiência, redução de custos, redução de desperdícios, ...
.
Com efeito, no JdN de hoje encontro:
.
"O ainda líder executivo da SCC assegura que a empresa está a envidar esforços de racionalização. "Continuamos a trabalhar muito na melhoria de processos e isso leva-nos a que consigamos produzir a custos inferiores", explicou Alberto da Ponte.
.
O presidente da SCC não consegue, para já, dar garantias de que a racionalização não implicará ajustamentos no quadro de pessoal. Recorde-se que a concorrente Unicer decidiu no final do ano passado preparar o encerramento da sua fábrica em Santarém. "Temos de estar preparados para tudo. Nós já só temos uma fábrica de cervejas, que está a trabalhar a plena capacidade. (Moi ici: Se o negócio é escala há que produzir no limite da capacidade para diluir os custos fixos) O meu desejo é sempre nunca fazê-lo [cortar pessoal], mas só o futuro o dirá. E o futuro está cada vez mais incerto", declarou Alberto da Ponte."
.
Surpreende-me é que  o líder executivo da SCC queira replicar o mosaico de orientações que são válidos para o negócio da escala, para o conjunto da economia portuguesa... como se as PMEs só possam competir pela escala e pelo custo!!!!
...
Na conferência, o gestor enfatizou a importância de a economia portuguesa ganhar escala. "A produtividade de um país como Portugal não pode ser conseguida se não tivermos escala", afirmou. (Moi ici: Um rotundo não. Basta atentar no exemplo do calçado, do mobiliário, do têxtil, da cerâmica, do vinho, ... empresas mais pequenas, com menos trabalhadores, a produzir cada vez menos em volume e a ganhar cada vez mais dinheiro) "As empresas portuguesas devem ter a capacidade de se associarem mais", referiu ainda o líder da SCC."
.
O que o líder executivo da SCC diz só faz sentido para as empresas que competem pelo preço, as que têm que ter custos cada vez mais controlados. Não tente generalizar para todos os sectores.
.
E à medida que as empresas como a SCC e a UNICER se esmeram e especializam no custo e na escala, abrem a porta para o que já está a acontecer em muitos países... a explosão de pequenas unidades "artesanais" que produzem cervejas diferentes.
.

1 comentário:

CCz disse...

Talvez a ASAE as proteja por mais algum tempo, impedindo ou encarecendo demasiado as experiências artesanais de produção.