sexta-feira, dezembro 02, 2011

Ignorância minha

Quando li esta afirmação pela primeira vez: "Pires de Lima: "Com meia hora a mais aumentava 7% a produtividade"" critiquei a superficialidade da mesma.
.
O simples aumento de meia-hora de trabalho diário promove um aumento de 7% da produtividade?!?!
.
7% não será elevado de mais?
.
Como se usa a meia-hora a mais numa empresa, como a UNICER, que trabalha por turnos em contínuo, sem despedimentos? A lógica dos três turnos é aproveitar a capacidade produtiva instalada ao máximo... (Ignorância minha)
.
António Chora, sindicalista da Autoeuropa, chama a atenção dos encalhados:
.
"O responsável realça que esse reforço de horário permitiria produzir mais 18 mil unidades por ano, unidades essas que a casa-mãe não encomendou"
.
O que Chora salienta é o que se passa na maioria das empresas, a restrição, o elo mais fraco da cadeia é a procura.
.
Basta recordar as 5 etapas de Goldratt na Teoria das Restrições, para recordar que reforçar um elo que não o mais fraco é contraproducente.
.
BTW, recordar este postal "Mitologia... tipo TSU" e estes dados:
.
"Produtividade/hora, com EUA igual a 100: a Europa produz 85 e Portugal 49. 
Produtividade/pessoa, com EUA igual a 100: a Europa produz 75 e Portugal de 54."
.
Sempre a mesma loucura... antes de começarem com políticas sempre bem-intencionadas e desastrosas nas consequências não estudadas, não seria melhor estudarem o que existe por aí publicado sobre distribuição de produtividades intra-sectores?
.
E, por favor, não vão pela argumentação do presidente da Galp... só envergonha e põe a nu a sofisticação dos conceitos de gestão de quem a usa.

Sem comentários: