quinta-feira, novembro 24, 2011

A Realidade Aumentada

Há uns 2/3 anos fui surpreendido pelos meus filhos... senti que estava ali qualquer coisa de interessante mas não investi muito tempo nesse pensamento, julgo que nem coloquei aqui qualquer referência.
.
Enquanto víamos o maior espectáculo europeu na televisão, acompanhávamos a Volta à França no canal Eurosport, os meus filhos viam e interagiam com os comentadores, através do Facebook, e com centenas de aficionados por esse mundo fora, através do Twitter. Deixavam de ser espectadores passivos, faziam parte de uma comunidade que ajudava a fazer a emissão e partilhava histórias, casos, estatísticas, respondiam e colocavam perguntas, davam opiniões, ...
.
Já por mais de uma vez os levei em a sítios que escolheram por causa do jogo Geocashing...
.
Voltei a reunir tudo isto, por causa disto:
.
"Create and place geo-triggered notes wherever you want"
.
"The notes pop up whenever you, or the people you choose to share the note with, are near where the note was placed. It can remind. It can organize. It can share an experience or a thought. It can virtually do whatever you want."
.
Será isto o equivalente ao primeiro daguerreótipo? A criação de um novo mecanismo para guardar memórias?
.
Já imagino filhos a deixar mensagens geo-estimuladas para avisar os pais para comprarem aquele livro, aquela camisola, aquele CD quando entram numa certa rua, numa certa loja.
.
Já imagino uma loja a avisar um cliente habitual, que as suas padas preferidas estão quase a sair do forno, assim que o cliente se aproxima...
.
Já imagino um Geocashing mais completo, com estas notas...
.
Já imagino um serviço virtual de apoio a turistas, com mensagens geo-estimuladas...
.
Tenho ali na prateleira, para leitura futura, o último livro de Joe Pine, "Infinite Possibility", que é sobre isto, sobre a Realidade Aumentada: o mundo digital ao conjugar-se com o mundo real, cria o não-espaço, o não-tempo, e a não-matéria.
.
Que oportunidades de negócio estarão por detrás disto?

1 comentário: