sábado, outubro 29, 2011

"Volume is Vanity, Profit is Sanity"

Não sou, nunca fui um incondicional da Apple.
.
Desde uma relação de quasi-desprezo, dos tempos em que só uma certa classe tinha, ou podia ter, um Macintosh, a coisa evoluiu até aos dias de hoje em que sinto sobretudo respeito e admiração.
.
Um dos meus dizeres favoritos é:
.
"Volume is Vanity, Profit is Sanity"
.
Várias vezes cito aqui Hermann Simon e o seu "Manage for Profit, Not for Market Share"
.
Inúmeras vezes discuto nas empresas contra a paranóia da quantidade em detrimento da concentração na margem, no lucro, na rentabilidade.
.
Assim, não podia estar mais em desacordo com este título do FT "Samsung beats Apple in mobile stakes"
.
Por que é que o jornal optou por este título?
.
"UK-based Strategy Analytics, a market research firm that follows the smartphone market closely, on Friday said Samsung shipped 27.8m smartphones in the last quarter, taking 23.8 per cent of the market, compared with Apple’s 17.1m shipments and 14.6 per cent market share."
.
Não deixa de ser um desempenho notável da Samsung, sublinhe-se. Contudo, o meu ponto é este:
.
"Samsung’s handset profit margin stood at 16.9 per cent. The company is the world’s second most profitable handset maker after Apple, whose operating margin was 30.8 per cent in the third quarter."

Sem comentários: