domingo, outubro 30, 2011

Emergir uma nova economia sem Criador, sem Planeador, sem Geometra (parte II)

Parte I.
.
Emergir fica melhor do que criar. Criar implica alguém que cria, emergir é sobre algo que aparece.
.
A emergência resulta da súbita tradução a um nível superior (economia) de algo que foi acontecendo desgarradamente a um nível inferior (micro-economia).
.
Voltando ao tema da parte I, o by-pass aos bancos como uma necessidade e o bónus que se obtém: a drenagem de recursos da economia insustentável, para a economia sustentável.
.
A minha definição de economia sustentável é: aquela economia que em cada momento se auto-sustenta e acrescenta riqueza sem a necessidade de apoios do Estado.
.
Cá está mais uma reflexão em sintonia com as ideias que têm emergido na minha mente:
.
"Isabel Ucha: Empresas não financeiras vão começar a apelar às poupanças"
.
"Na opinião de Isabel Ucha, directora de desenvolvimento do mercado local da NYSE Euronext Lisbon, as empresas vão começar a lançar instrumentos de apelo às poupanças mesmo fora do sistema bancário, embora sem especificar que tipo de instrumentos possam ser esses."
.
Quando penso nisto penso em algo inorgânico, o empresário A convida alguém com capital para entrar para a gestão e assumir uma quota. O dinheiro fresco é utilizado para adquirir matéria-prima ou comprar uma nova máquina.
.
O empresário B convence grupo de particulares a emprestar-lhe dinheiro a uma taxa X com um contrato, tudo fora do sistema bancário.
.
E por que não um sistema qualquer tipo KIVA para países desenvolvidos falidos (demasiado rebuscado?)
.
Não há nada que inventar, basta visitar países sem sistema bancário a funcionar a sério e ver como é que as poucas empresas arranjam capital.

Sem comentários: