quinta-feira, julho 21, 2011

Recordar sempre estas cenas ao ouvir os Muggles

Sempre que oiço André Macedo na rádio ou na TV lembro-me desta história.
.
Ontem, André Macedo escreveu no artigo "Não temos dinheiro, vamos ter de pensar":
.
"Há exactamente 46 anos, um visionário chamado Robert Plinskin decretou a morte dos ovos.
.
Disse ele: “As mais recentes análises de mercado estabelecem, sem sombra de dúvida, que o ovo é um produto triste e lamentável. Os ovos não vão, obviamente, continuar a vender-se: não se seguram sozinhos, rolam facilmente, partem-se depressa, exigem pacotes especiais, são todos parecidos uns com os outros, são difíceis de abrir e não se empilham nas prateleiras.” A lista de argumentos deste guru do marketing era arrasadora: os ovos estavam fritos."
.
Pois bem, reparem neste exercício:
.
Há exactamente 3 anos 5 meses e 1 semana, um comentador económico chamado André Macedo decretou a morte do têxtil e do calçado em Portugal:
.
Disse ele: “Acontece que o abandono progressivo das actividades com baixo valor acrescentado (têxteis, calçado) é uma estrada sem regresso possível e sem alternativa. Vai doer, mas só assim o país ficará mais forte e competitivo.”
.
Cuidado! Esta gente vive longe da realidade, tem um pensamento linear e é incapaz de perceber que possam existir relações amorosas com clientes, fornecedores e produtos... são Muggles.
.
Não percebem nada da magia!

2 comentários:

CCz disse...

Mais um par de Muggles http://balancedscorecard.blogspot.com/2008/11/quantas-pessoas-se-aperceberam-desta.html

Jonh disse...

Numa coisa ele tem razão: estas actividades deixaram produzir sem valor acrescentado. Essas mesmas actividades transformaram-se e hoje geram muito valor acrescentado.