quinta-feira, maio 26, 2011

Não combaterás o adversário no terreno que lhe dá vantagem!

Como é que uma PME pode competir de igual para igual com as multinacionais?
.
Não pode!
.
Nem lhe interessa!
.
Não combaterás o adversário no terreno que lhe dá vantagem!
.
""a rapidez de resposta da empresa"- que trabalha 24 horas por dia, com paragem apenas ao fim-de-semana- é um dos segredos para a sua afirmação num negócio dominado por grandes multinacionais. O gestor destaca também a flexibilidade de resposta em relação às necessidades dos clientes, não só no fornecimento de colas para necessidades específicas, como também na disponibilização dos laboratórios da empresa, onde trabalham em permanência cinco pessoas, para desenvolver e testar novos produtos ou aplicações."
.
As multinacionais têm gente inteligente mas gente que tem de prestar contas no mercado bolsista. A bolsa tirana quer ver crescimento e crescimento rápido! Por isso, estas empresas apostam cada vez mais nos produtos massificados. "Blockbusters" suportados por patentes. ou por estruturas de custos super-eficientes que ganham no combate do preço mais baixo.
.
Essas empresas não têm grande latitude para pequenos, em dimensão, trabalhos ou clientes. Não têm autonomia para uma relação que assente na flexibilidade ou inovação à medida.
.
Como é que uma PME pode competir de igual para igual com as multinacionais?
.
Fazendo opções:
.
"a empresa especializou-se na produção de..."
.
"diversificar mercados fora da Europa comunitária..."
.
"aposta no segmento das colas para produtos de higiene pessoal,..."
.
Não sei se estas opções são boas ou más, não conheço o sector nem a paisagem competitiva mas, para o que é importante neste postal, o fundamental é sublinhar a necessidade de fazer opções, de fazer escolhas.
.
Por fim, algo que me agrada pessoalmente:
.
"o crescimento da empresa, designadamente o investimento de cerca de três milhões de euros, na década de 90, tem sido, em grande parte, suportado por capitais próprios."
.
Trechos retirados de "Colquímica aposta em colas para produtos de higiene para conquistar novos mercados"

Sem comentários: