domingo, maio 08, 2011

Cheira-me a esturro

Esta conversa sobre o aumento da competitividade cheira-me a esturro "Cavaco: "É possível competitividade" ao diminuir impostos sobre o trabalho".
.
Segundo Cavaco a nossa economia que exporta só se torna competitiva se competir pelo preço... de certeza que Cavaco não conhece estes números:
A. De certeza que Cavaco nunca fez contas como João Ferreira do Amaral.
.
B. De certeza que Cavaco nunca estudou Marn e Rosiello.
.
Cheira-me que esta preocupação do Estado com a competitividade é uma artimanha para aumentar ainda mais os impostos, basta ver o lado direito da figura acima. A subida dos impostos gera 3, repito 3, ciclos que aceleram e complicam ainda mais a situação.
.
Se estivessem tão preocupados com a competitividade da economia deviam era concentrar-se na redução da despesa do Estado.

6 comentários:

Unknown disse...

certíssimo.

o mais grave é que estamos a um pequeno passo de voltar-mos a ser governados por luminárias deste calibre.

o povo ou anda cego ou vive noutro país que não o dos políticos.

acho que cada vez mais a economia paralela é uma realidade no país.

CCz disse...

Mas caro António, tem de reconhecer, por mais asneiras que este senhor diga, não foi ele que levou o país à bancarrota.

Unknown disse...

mas deu o tiro de partida.

as pescas a agricultura, entre outras.

só o facto de ter permitido e incentivado o abate da frota em vez de ter obrigado a sua renovação, diz muito do sujeito.

eu até o tinha em boa conta, mas...

Jonh disse...

De acordo.

A simples diminuição da carga fiscal sobre as empresas, como diz o Carlos, não levará a maior competitividade, mas diminuir a carga fiscal, seja a TSU ou os impostos sobre as empresas é sempre positivo, pois atrai mais investimento.

Claro que se se aumentarem outros impostos, a coisa muda de figura. O ideal, como diz o carlos é que se diminua a despesa do Estado. Pode ser que menos receitas os pressionem a diminuir as despesas.

CCz disse...

"Pode ser que menos receitas os pressionem a diminuir as despesas"
.
A acontecer seria a primeira vez.
.
Carregar nos impostos desencadeia aqueles 3 ciclos manhosos da figura que são bolas de neve a rolar pela montanha abaixo.

CCz disse...

"só o facto de ter permitido e incentivado o abate da frota em vez de ter obrigado a sua renovação,"
.
Como é que ele poderia ter obrigado?
.
Neste postal refiro a dificuldade das empresas e das pessoas mudarem:
http://balancedscorecard.blogspot.com/2011/05/mongo-is-everywhere-i-look.html
.
A agricultura e a pesca que existiam só existiam porque antes da adesão à então CEE o nosso mar era só para nós e para as quotas dos estrangeiros, e todo o peixe e agricultura que entrava pagava taxas alfandegárias.
.
E não era a mentalidade que nasceu e cresceu nesse mundo que ía criar a competitividade no novo mundo. Triste mas verdade.
.
Reconheço que ele deu o tiro de partida quando aprovou o enquadramento dos funcionários públicos que, depois, nas mãos de Guterres deu azo ao monstro. Sim o ADN do monstro tem lá uma marca dele.