sábado, janeiro 29, 2011

Atenção ao cadastro, aos entalhes na coronha, às experiências

Em linha com este postal "A missão da escola tem sido homogeneizar, o futuro pede outra coisa..." este postal de Setn Godin:
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"If you believe that pleasant interviewing skills, a good handshake or the right outfit are a better predictor of future performance than what the person has actually shipped in the past, I think it's worth pointing out that you're nuts.
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And if you're the one who's hoping to be interviewed one day, it seems as though the best way to market yourself isn't with a slick resume or the right suit. No, the most reliable form of self marketing is to have a long history of stunningly great work, shipped."
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Trecho retirado de "Bill James and you"

3 comentários:

Jonh disse...

É claro que há muito a fazer na escola, seja pública ou privada. Os cursos que são leccionados na beira interior não podem ser os mesmo do minho, as necessidades empresariais são diferentes numa e noutra região.

Os cursos têm que ter uma vertente muito mais profissional, muito mais adequada às necessidades locais. Já existem algumas escolas (privadas) que abrem cursos especializados, relacionados com a área geográfica e com o tecido empresarial de cada região.

Agora, que o Carlos no link enunciado no início, falava de gestores a ganharem 600 euros. Porque é que não há, por exemplo, cursos de gestão direccionados para determinada área. Será que o ambiente externo, as particularidades e necessidades de gestão de uma empresa têxtil são iguais a uma empresa metalúrgica? Claro que não, as características e o conhecimento de cada uma das área são diferentes..

Poder-se-ia, por exemplo, especializar gestores em cada uma das áreas, de acordo com necessidades locais.

CCz disse...

Reparou caro John, que essa é a base da estratégia?
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Quando a oferta deixa de ser escassa... há que optar pela diferenciação, há que fazer escolhas!
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Primeiro vão tentar manter o status-quo o mais possível, vão mudar o mais possível para manter tudo na mesma, numa tentativa vã de evitar o inevitável.
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Só depois de isso tudo falhar é que vão render-se à mudança de paradigma.

Jonh disse...

Se existe alguma coisa que a educação possa fazer (e pode) pelo país, é fazer com ela se encaminhe em direcção às empresas, às suas necessidades.

Gostava de ver, por exemplo um curso profissional, com o nome de "gestão aplicada aos têxteis", em que fosse estudado o sector têxtil de uma forma profunda, em que os tais gestores saiam com uma ideia precisa do que é necessário fazer para catapultar as empresas do têxtil para o sucesso. É disto que as empresas precisam, desde que leccionados por pessoas que saibam o que as empresas precisam.... refiro-me à gestão, mas é apenas um exemplo....