sábado, maio 22, 2010

Rapidez estratégica

Em comentário a um postal recente o Aranha escreveu:
.
"Já viu o artigo da HBR deste mês? - "Need Speed? Slow Down" (pág. 30).
Compara as empresas estrategicamente lentas com as estrategicamente rápidas..."
.
My friend, follow the track "Ciência ou Arte?"
.
BTW, Aranha... e se em Setembro de 2007 em vez de "Imaginem" tivéssemos um governo que percebesse o que estava a acontecer e tivesse, por exemplo, pensado desta forma "Como eu olho para a crise"?
.
Muitas empresas e o Governo português são demasiado lentas, e são lentas porque têm o locus de controlo no exterior, ficam à espera que a realidade vá ao encontro das suas previsões optimistas, ficam pregadas ao solo à espera, em vez de anteciparem, seguindo o conselho de Gretzky: "Skating to where the puck is going, not where it is", seguem "Waiting for the puck to come to me".
E como o "puck" não vem gritam em busca de um bode expiatório... é tão fácil, tão libertador culpar o Outro pelos nossos erros...
O bode já se chamou chineses, agora chama-se especuladores, em breve chamar-se-à alemães.
.
.
.
.
Assim se pode ver a importância da rapidez estratégica.
.
BTW2, os mesmos que agora protestam contra o aumento dos impostos são os mesmos que então pediam mais apoios e subsídios... jogadores de bilhar amadores

3 comentários:

lookingforjohn disse...

checked...

Penso que o que o artigo "slow down..." sugere é algo mais ou menos elementar, como muito do que se diz e escreve, só que com um "corte" diferente (ou é a associação que faço): não nos limitarmos a reagir, reagir, reagir sempre, como folha de papel ao vento. Ao fim e ao cabo, a flexibilidade tem que estar presente na estratégia, mas pra isso é preciso a base, o pensamento estratégico... :) - e acho que é o que se limitam a dizer, que é preciso PE.
Escrito isto, em vez de rapidez estratégica e lentidão estratégica, eles estão mesmo é a falar de ausência ou presença de pensamento estratégico.

Estarei a ver desfocado? :P (com uma gripe que dura há 6 dias... XD)

CCz disse...

Bom ponto John,
.
IMHO é mesmo isso "eles estão mesmo é a falar de ausência ou presença de pensamento estratégico"

lookingforjohn disse...

"os mesmos que agora protestam contra o aumento dos impostos são os mesmos que então pediam mais apoios e subsídios... jogadores de bilhar amadores"

O filhote chora e a progenitora traz comida. Chora, comida. Chora, comida. Cresce, tem mais fome, chora mais, mais comida. A mãe foi comida por um predador, não traz comida. Choro doido. Se já tem pernas pra andar e aprendeu, pode safar-se. Se tem mas não aprendeu, morre. Se não tem, morre, em agonia.

(sorry pela conversa meio da treta...)