domingo, maio 31, 2009

Outra dúvida existencialista

A educação a nível mundial tem encontro marcado com um Katrina.
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Não sei quando nem como... mas que tem, tem!
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A escola que temos foi criada, desenhada e concebida para formar pessoas para trabalharem num mundo que já não existe.
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O mundo criado pela Revolução Industrial precisava de exércitos numerosos de pessoas "iguais", com as mesmas capacidades...
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O mundo para onde vamos despreza as pessoas todas iguais, se são iguais, se têm as mesmas capacidades, são facilmente substituíveis, são uma comodity barata.
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Como é que quem comanda, gere e vive no, para e do ecossistema ensino vai encarar esta mudança?
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Qual a experiência de vida, quais os modelos mentais de quem comanda, gere e vive da escola/ensino? O que é que os habilita a desenhar uma escola diferente?
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Nada!
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Por isso a coisa vai arrastar-se até ao colapso katriniano do sistema.
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Sobre o que escrevo é indiferente falar de escola pública ou privada ambas seguem o mesmo modelo de padronização forçada.
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Nos últimos meses, durante o meu jogging matinal, tenho-me cruzado com um cigano que chegava de bicicleta junto de um terreno murado onde tinha uma égua.
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Trazia-lhe comida (uma ração especial) para complementar o pasto, escováva-lhe o pêlo, tratava-a com carinho.
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Há pouco mais de uma semana, ao final da tarde, durante o meu jogging, reparo numa velha carrinha azul junto do muro. Com a corrida, aproximo-me e apercebo-me que dentro dela está o cigano meu conhecido, cumprimentamo-nos mutuamente com um breve acenar da mão e reparo que a sua face transpira felicidade, está contente, está satisfeito.
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É então que reparo que a égua tem companhia...Entre mim e o cigano, cada um de nós tem o seu mundo de preocupações, ambições, desafios, alegrias e tristezas.
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Nenhum destes mundos é superior ao outro.
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Uma sociedade sustentável e resiliente, é-o por causa da diversidade de mundos pessoais que consegue albergar e conciliar, e é tanto mais rica quanto mais diversidade promover.
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O que faz a escola que temos?
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Não é um gigantesco rolo padronizador que quer que todos tenham o mesmo currículo?
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Qual a solução?
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Watashi wa shorimasen! (Não sei!) (se bem me lembro das minhas aulas de japonês)

2 comentários:

zazie disse...

Que texto bonito, CCz

Raul Martins disse...

Caro amigo... "O que faz a escola que temos?"... pano para mangas... Há muito que nisto penso... soluções... a cada resposta mil perguntas... isto é para um longa conversa à mesa de um café e com a nossa combante Carmo presente... e que debate!!!!
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E também acredito na riquesa da diversidade...
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E o texto está inspirado... e lembrei-me de Jesus também passeando, a saborear a vida e a retirar dela ensinamentos...
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Carpe diem!