quarta-feira, março 11, 2009

O potencial da agricultura

No Público de hoje no artigo "Riqueza gerada pela agricultura caiu 23 por cento desde 1992" pode ler-se:
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"enquanto os agricultores em 1992 obtinham 76,3 por cento do seu rendimento pela venda de bens e serviços e o restante vinha dos apoios, actualmente a situação inverteu-se: 63,1 por cento tem origem nos subsídios e 36,9 por cento resulta da venda de produtos.Para esta situação contribui muito o aumento dos factores de produção (salários, rendas e juros), que subiram 22,3 por cento. E tem o efeito pernicioso "de fazer com que os produtores estejam cada vez mais dependentes das políticas públicas","
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Num outro artigo na mesma página "Sector agrícola pode responder melhor à crise que obras públicas, diz João Salgueiro" pode ler-se:
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"A agricultura tem mais potencial para criar emprego do que as obras públicas, além de ter capacidade exportadora. Quem o diz é o João Salgueiro, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, que ontem, num seminário na CAP, considerou arriscado que os planos contra a crise assentem numa política de betão, que não resolve os dois grandes problemas que agora se enfrentam: o desemprego e o desequilíbrio da balança comercial.
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"Deveria haver uma campanha nacional para explicar o potencial da agricultura", defendeu este responsável, que lamenta que o sector continue a ser tão desprezado. "Quando vemos o que os países mediterrânicos exportam para o resto da Europa vemos o que não fizemos em Portugal", acrescentou, considerando que seria possível desenvolver algumas fileiras, como as horto-frutícolas, algumas menos tradicionais, que podem oferecer importantes soluções para gerar mais emprego e garantir o equilíbrio do território."
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O primeiro artigo descreve o que decorre da aposta nas culturas tradicionais que competem com outros países para vender commodities.
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O segundo artigo refere-se ao potencial de um mundo novo, o mundo da nova agricultura como referido aqui Estratégia a sério na agricultura, ou make my day!
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Estou de acordo com João Salgueiro, mas uma campanha que abordasse não a agricultura tradicional condenada à subsidiação, mas a agricultura tipo 'boutique', a agricultura 'gourmet', a agricultura que aproveita aquilo em que podemos ser diferentes, em que podemos ter vantagens competitivas, a agricultura polvilhada com pensamento estratégico.

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