quinta-feira, março 05, 2009

É assim que começa o fim da globalização?

Em Janeiro passado referi-me a este problema em Proximidade + Flexibilidade = Oportunidades, em Outubro descobri o fenómeno em Matéria para reflexão.
.
Hoje no Público o fenómeno por cá:
.
"Os empresários do sector do calçado estão desesperados. Não é o abrandamento do consumo que os está a preocupar, até porque há um número considerável de empresas a registar crescimento de vendas. É sim a dificuldade em obter seguros de crédito que cubram pelo menos parte do risco nas vendas ao estrangeiro."
...
"Questionados pelos jornalistas sobre se estava a sentir a crise, respondeu prontamente que os problema não são as vendas, mas sim assegurar os pagamentos.Há empresas que estão a assumir riscos de cobrança em relação aos clientes que conhecem melhor; aos restantes pedem pagamentos parciais antecipados e pagamento total no momento da entrega, mas a situação é insustentável, porque muitos clientes não têm liquidez de tesouraria, e a consequência é perder negócios."
.
No DN de hoje o mesmo tema em "Exportadores perdem clientes devido aos seguros de crédito"

1 comentário:

Jose Silva disse...

Carlos,

Uma oportunidade de negócio para si:
Sugira prosper.com ou zopa.co.uk.

Este tipo de clientes de crédito tem por natureza melhor rating que os particulares. Portanto não será difícil obter financiamento...