terça-feira, dezembro 23, 2008

A emenda, o soneto e o papel do marketing

Ainda a propósito deste artigo do Diário Económico de ontem "Exportações para a Europa entram no vermelho" e assinado por Mónica Silvares.
.
O artigo termina com a frase:
.
"“O problema é que as empresas portuguesas não são fortes do ponto de vista de marca e estão dependentes da negociação de preços. Com a crise acabam por sofrer mais”, afirma o professor do ISEG, Carvalho das Neves. Um problema que apenas se resolve com recurso ao marketing, uma solução de “médio, a longo prazo, que exige investimento” e o crédito é uma questão polémica."
.
Concordo com a frase fazendo uma grande ressalva.
.
O marketing é importante para criar, promover, fazer crescer a marca... mas o marketing só por si não passa de mensagens.
.
Os clientes podem ser seduzidos, intrigados, despertados pelas mensagens... mas o que eles compram são os produtos. E se as mensagens são atraentes mas não pssam de slogans ôcos que não encaixam com a realidade dos produtos... é pior a emenda que o soneto.
.
"advertising is the final coat of paint, but it can only work if what lies behind it has been thoroughly prepared. Nothing kills a bad product faster than lots of advertising."
.
Nirmalya Kumar em "Privale Label Strategy".
.
Vender a imagem de políticos é mais fácil que vender a imagem de sabonetes.

3 comentários:

lookingforjohn disse...

hmmmm....

Também tenho que fazer uma ressalva. O Marketing tal qual ele é pensado em termos correntes é só mensagens. Já o marketing como deve ser, o Marketing de facto, é pelo menos Produto, Preço, e Distribuição, para além da Comunicação (mensagens).
Ao falar-se em falta de Marketing pode estar a falar-se em falta de posicionamento, e de estratégia, e duma política adequada de produto e de preço.
Tive até um professor que dizia sempre que o Marketing só existe a partir do pensamento estratégico, caso contrário "não resulta" (eu diria que caso contrário não passa de fogo de artifício).
Mas resumindo, o Marketing "comme il faut" não é só mensagens. O Marketing como deve ser tem que ter um objecto para essas mensagens... :P

CCz disse...

Obrigado Aranha-san,
.
"o Marketing só existe a partir do pensamento estratégico, caso contrário "não resulta""
.
Sumo concentrado puro e duro.
.
Vai ali para as citações na coluna da direita.

lookingforjohn disse...

...
Já vi, e agora sinto-me impelido a revelar que estava a ser um pedaçito modesto demais. O tal professor era só fórmulas milagrosas para convencer os alunos de 1º ano de que ele era um génio alquimista do Marketing.
A estratégia aparecia numa delas, mas com uma relação ligeiramente diferente - era mais "a estratégia é parte do marketing", em vez de "o pensamento estratégico é a ancora do marketing" (não sei se estou a ser claro).
Bom, foi só porque me apeteceu colher algum mérito daquela construção frásica e conceptual... :)
P.S.: Em 2009 espero ter a força suficiente para tentar "testar" a sério todas estas ideias...