domingo, novembro 02, 2008

Cenários: o que diz Roubini (parte I)

No último postal escrevi:
.
As coisas são como são, as empresas não podem ter a veleidade de mudar a força da corrente ou inverter a maré, têm de se situar e posicionar, aproveitando o melhor que podem as circunstâncias...
.
Sou um adepto incondicional da micro-economia! A micro-economia é o reino das pessoas concretas, das estratégias concretas, dos produtos e serviços concretos, é o domínio onde uma empresa, uma equipa, uma ideia, uma proposta de valor bem esgalhada deita por terra várias leis económicas. Enfim, é a terra natal dos tomba-gigantes.
.
Contudo, as empresas não podem... ou não devem armar-se em parvas, as empresas não vivem isoladas do resto do mundo, as empresas fazem parte do mundo, são uma pequena parte do mundo, não vivem no limbo. Assim, ao formular estratégias de transformação as empresas devem ter em conta o futuro do mundo onde estão encaixadas...
.
Recentemente a revista Forbes publicou um artigo de Nouriel Roubini intitulado "Get Ready For 'Stag-Deflation' " onde o autor, à semelhança do que prevê Pedro Arroja, prevê que os próximos anos possam ser de estagnação e deflação.
.
A partir do texto de Roubini desenhei uma série de bonecos para melhor perceber as forças em jogo e como vão relacionar-se entre si:

A forte quebra do consumo vai traduzir-se numa redução do volume das vendas das empresas, o que vai gerar falências de empresas e redução do quadro do pessoal das que sobreviverem.
.
As falências e os downsizings vão fazer engrossar os números do desemprego. O aumento do desemprego vai reduzir os cheques dos salários emitidos todas as semanas e meses reforçando ainda mais a quebra no consumo.
.
O aumento do desemprego vai também gerar um abaixamento generalizado da confiança, pessoas com menos confiança consomem menos. Pessoas com menos confiança recorrem menos ao crédito por insegurança quanto ao futuro e à capacidade de honrar essas dívidas no médio-longo prazo. Pessoas com menos confiança procurarão poupar algo, por pouco que seja parafazer face ao futuro incerto. A redução do crédito solicitado e concedido e o aumento da poupança contribuirão para a redução do consumo.
.
A figura que se segue procura ilustrar dois ciclos auto-catalíticos que se reforçam com cada passagem gerando desemprego, falências e redução da procura agregada.
A redução do consumo leva a uma redução da procura agregada mundial, o que leva a uma redução do preço das commodities. A redução do preço das matérias-primas e do consumo (aumento dos inventários) acarretará a deflação, a redução generalizada do preço dos bens (casas primeiro, outros bens duradouros e veículos motorizados depois) como se retrata na figura que se segue:
Podemos identificar mais dois ciclos auto-catalíticos:
Se o preço dos bens no próximo mês vai ser menor do que o preço dos bens hoje porquê comprar hoje? Não posso adiar a compra por mais um mês? O adiamento reforça a quebra do consumo o que reforça a queda da procura agregada e a quebra do preço das matérias-primas e... a continuação do abaixamento do preço dos bens.
.
Por outro lado...
a deflação também alimenta ô aumento das falências, downsizings, layoffs, desemprego...
.
A propósito há que realçar do texto de Roubini os seguintes pontos:
A - O preço do ouro, refúgio típico contra a inflação, está em queda e o mercado TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities ) assinala que os investidores esperam que a inflação seja negativa nos próximos 5 anos.
.
B - A procura agregada mundial está a colapsar nos mercados desenvolvidos e a desacelerar nos mercados emergentes (o discutido decoupling não se verifica). Atenção, o consumo interno americano é responsável por 2/3 do PIB americano... oopps!!!
.
C - Existe um enorme excesso de capacidade mundial para a produção de bens industriais. Esse excesso ten tendência a aumentar à medida que baixa a procura global agregada.
.
Para mim, que não sou economista, só vejo uma forma de quebrar estes ciclos... é dolorosa, penosa e não sei se demorada (talvez mais dolorosa mas menos demorada do que a que os governos têm em mente com o keynesianismo).
Antes desta crise a oferta já era superior à procura, com o colapso da procura, aumenta a oferta relativa e o rácio da figura cai para valores muito menores do que 1 (basta atentar no que está a acontecer ao preço das casas e à procura de automóveis).
.
A figura que se segue é uma tentativa de explicação de como sair da deflação sem intervenção dos governos e com muita dor:
Enquanto o rácio for muito menor do que 1 estes ciclos autocatalíticos vão estar de saúde a dizimar procura e criação de riqueza. À medida que o rácio se for aproximando de 1 e a oferta se começar a conjugar equilibradamente com a procura de forma sustentada (este é um dos meus problemas com as grandes obras keynesianas, como não são investimentos reprodutivos representam uma procura artificial, assim que se retira esse combustível o rácio volta a baixar e a deflação a prolongar-se temporalmente). Com a chegada a um estado de equilibrio dinâmico entre a oferta e a procura os preços deixam de cair e as falências baixam. O retorno do consumo e de alguma inflação, aceleram o retorno do consumo e o aumento da confiança...
.
Mas esta é a receita? de um engenheiro armado em feiticeiro, a tentar perceber os vectores que influenciarão a criação de cenários para as empresas nos próximos anos.
.
Se há alguém que tenha escrito sobre deflação foi Ben Bernanke vamos procurar estudá-lo e trazer as suas receitas para a parte II

16 comentários:

André Correia Maricato disse...

Ainda não li o texto, mas os "bonecos" e a correspondente análise são muito interessantes. Quanto à solução apresentada implicaria uma descida do PIB, ou não?

CCz disse...

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/empresas/pt/desarrollo/1180685.html

CCz disse...

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/politica/pt/desarrollo/1180368.html

CCz disse...

http://www.nakedcapitalism.com/2008/11/another-sign-of-consumer-stress-late.html#links

CCz disse...

"Quanto à solução apresentada implicaria uma descida do PIB, ou não?"
.
A minha passa por aí... a do senhor Bernanke... não creio que seja grande espingarda.

CCz disse...

http://www.nakedcapitalism.com/2008/11/trade-letter-of-credit-woes-finally-go.html#links

CCz disse...

http://www.ft.com/cms/s/0/6e23cdc8-a517-11dd-b4f5-000077b07658.html

CCz disse...

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/economia/pt/desarrollo/1180697.html

CCz disse...

http://www.welt.de/finanzen/article2635581/Krise-erfasst-immer-mehr-Staaten-Kommt-Plan-C.html
.
"In deutschen Kreisen ist bereits von einem Plan C die Rede, ohne dass man wirklich sagen könnte, wie dieser aussehen könnte. Die Ultima Ratio wäre wohl, dass die Eurozone sich auf seine Kernländer wie Deutschland und Frankreich reduziert, anstatt das Schutzschild zu erweitern, wie es mancher so gern hätte. Am Ende würde ein weitaus kleinerer Währungsraum mit Ländern stehen, die tatsächlich die vorgegebenen Kriterien erfüllen, die im Maastrichter Vertrag vorgegeben waren. ...(e o pormenor que se segue)... Denn jetzt zeigt sich, dass der Stabilitäts- und Wachstumspakt so falsch nicht ist. Nur Staaten mit einer in den Grundzügen soliden Finanz- und Wirtschaftspolitik sind gegen den jetzigen Orkan an den internationalen Finanzmärkten noch gefeit."

CCz disse...

http://norteamos.blogspot.com/2008/11/o-fmi-j-c-est-o-norte-salvou-se.html

CCz disse...

http://norteamos.blogspot.com/2008/11/o-fmi-j-c-est-o-norte-salvou-se.html

CCz disse...

http://www.marketwatch.com/news/story/GM-US-October-light-vehicle/story.aspx?guid=%7BB3B3BAAA%2D9484%2D49FE%2DBC56%2D004FC59BA9F6%7D

CCz disse...

http://calculatedrisk.blogspot.com/2008/11/ford-auto-sales-decline-30-in-october.html

CCz disse...

http://www.latimes.com/business/la-fi-factory3-2008nov03,1,2982466.story

CCz disse...

http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=10794

CCz disse...

"Americans – their airports nightmarish and their bridges falling down – would welcome “infrastructure”. Yet it must be asked whether a massive shift from private to state investment would not damp the conception, development and adoption of new commercial ideas for innovation. Capitalism theory stresses diversity in sources of new commercial ideas, in the pool of entrepreneurs available for their development, in sources of finance – angel investors, venture capitalists and the rest – and in the array of end users. It also stresses how important it is that owners of financial and business enterprises be accountable to no one (except their own consciences) – thus free to use their intuition – in contrast to the strict accountability rightly required of state employees. Thus a greatly increased presence of the central government in a country’s investment sector could constrict innovation and lower the quality of the innovations that are made. We would be left still in a slump."
.
http://www.ft.com/cms/s/0/00a01b2e-aa87-11dd-897c-000077b07658.html