quinta-feira, fevereiro 07, 2008
Duas visões completamente diferentes
Ontem, ao redigir uma pequena e rápida história da ISO 9000 dei de caras com algo que me fez parar e pensar.
A ISO 9000:2005 define sistema de gestão como:
"Sistema para o estabelecimento da política e dos objectivos e para a concretização desses objectivos"
Esta é uma das melhores definições que conheço. Curta, enxuta e directa ao assunto.
A antiga norma ISO 8402:1997 definia sistema da qualidade como:
"Conjunto da estrutura organizacional, dos procedimentos, dos processos e dos recursos necessários para implementar a gestão da qualidade."
E gestão da qualidade como:
"Todas as actividades da função geral da gestão que determinam a política da qualidade, os objectivos, e as responsabilidades, e os implementam através de meios como o planeamento da qualidade, o controlo da qualidade, a garantia da qualidade, e a melhoria da qualidade, no âmbito do sistema da qualidade."
São duas visões do mundo completamente diferentes! A primeira aponta para resultados alinhados com uma estratégia, a segunda é sobre funções, responsabilidades, hierarquias, procedimentos.
Isto gera logo uma dúvida e uma questão: Quantas pessoas, formadas e moldadas mentalmente de acordo com a visão vigente até ao ano 2000, fizeram a sua reconversão?
A ISO 9000:2005 define sistema de gestão como:
"Sistema para o estabelecimento da política e dos objectivos e para a concretização desses objectivos"
Esta é uma das melhores definições que conheço. Curta, enxuta e directa ao assunto.
A antiga norma ISO 8402:1997 definia sistema da qualidade como:
"Conjunto da estrutura organizacional, dos procedimentos, dos processos e dos recursos necessários para implementar a gestão da qualidade."
E gestão da qualidade como:
"Todas as actividades da função geral da gestão que determinam a política da qualidade, os objectivos, e as responsabilidades, e os implementam através de meios como o planeamento da qualidade, o controlo da qualidade, a garantia da qualidade, e a melhoria da qualidade, no âmbito do sistema da qualidade."
São duas visões do mundo completamente diferentes! A primeira aponta para resultados alinhados com uma estratégia, a segunda é sobre funções, responsabilidades, hierarquias, procedimentos.
Isto gera logo uma dúvida e uma questão: Quantas pessoas, formadas e moldadas mentalmente de acordo com a visão vigente até ao ano 2000, fizeram a sua reconversão?
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