terça-feira, setembro 11, 2007

Para alguns marketers...

Caro aranha,

Sei que vai apreciar este postal publicado por Seth Godin "Yet another frontier ruined" ...by marketers.

"Excuse me... the most effective technique is making stuff worth talking about in the first place. True viral marketing happens not when the marketer plans for it or targets bloggers or skateboarders or pirates with goatees, but when the item/service/event is worth talking about."

2 comentários:

Anónimo disse...

Os Marketeers estão a ser formados e "vendidos" como os novos alquimistas.
O problema é que depois se fica obrigado a apresentar o ouro, rápida e milagrosamente. Daí aos atalhos, às jogadas sensacionais, como o "viral marketing", que quando são novidade parecem a verdadeira descoberta da pólvora (a imagem do ouro é mais atraente, mas neste ponto achei que a ligação ao chavão da pólvora encaixava melhor...).
Tem-se umas coisas novas para dizer e mostar conhecimento, e vendem-se livros, formações e consultorias.
Mais tarde, quando já se sabe que o atalho não surtiu efeito, burocracia e recursos pra cima da mesa e toca a fazer diagnósticos contundentes. "Epa! Afinal aquilo não resulta!"
Acho que aquela velha história da competição de remo entre portugueses e chineses é um bom exemplo desta sucessão de descobertas e redescobertas de atalhos/soluções fazedoras de ouro.
A finalizar, acho que o que Seth Godin refere é de facto tão básico como ele se esforça por fazer parecer. O único atalho é o da notoriedade alicerçada na entrega de benefícios efectivos aos clientes (a tal satisfação da necessidade). Como no caso do "milk vs silk". Necessito de leite (milk) mas sou atraído pelo "silk" (um leite porventura igual no conteúdo mas diferente no apelo).

Nota final: Pois... eu gosto do tema, ludica e profissionalmente falando. Agradeço o "post" personalizado. Vá mandando sempre, que eu sou assiduo "nesta casa". :)

CCz disse...

"advertising is the final coat of paint, but it can only work if what lies behind it has been thoroughly prepared. Nothing kills a bad product faster than lots of advertising."

Nirmalya Kumar em "Privale Label Strategy"

Que mais dizer...