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Secção 7 - Suporte
7.1 - Recursos
7.1.1 Generalidades
A organização deve determinar e proporcionar recursos (internos e externos) necessários ao estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.7.1.2 Pessoas
Para assegurar que a organização consegue cumprir de forma consistente os requisitos (dos clientes, estatutários e regulatórios aplicáveis), a organização deve proporcionar as pessoas necessárias à operação eficaz do sistema de gestão da qualidade.7.1.3 Infraestrutura
A organização deve determinar, proporcionar e manter a infraestrutura para a operação dos seus processos, para atingir a conformidade dos seus produtos e serviços.7.1.4 Ambiente para a operação dos processos
A organização deve determinar, proporcionar e manter o ambiente necessário para a operação dos seus processos, para atingir a conformidade dos seus produtos e serviços.7.1.5 Recursos de monitorização e medição
A organização deve determinar os recursos necessários para assegurar resultados de monitorização e medição de confiança. Depois, vêm os tradicionais requisitos das calibrações e verificações.7.1.6 Conhecimento organizacional
A organização deve determinar o conhecimento necessário para a operação dos seus processos e para atingir a conformidade dos produtos e serviços. (Ui, isto vai dar tanto pano para coboiadas de consultor e auditor à custa das empresas - "capturing undocumented knowledge and experience of topical experts within the organization")7.2 Competência
O tradicional sobre o tema.7.3 Sensibilização
As pessoas que trabalham sob o controlo da organização (que linguagem mais arcaica) devem estar sensibilizadas para: a política da qualidade; os objectivos da qualidade relevantes; a sua contribuição para a eficácia do sistema de gestão da qualidade; e as implicações da não conformidade com os requisitos do sistema de gestão da qualidade.7.4 Comunicação
A organização deve determinar as comunicações internas e externas relevantes para o sistema de gestão da qualidade: o que comunicar; quando comunicar; com quem comunicar; e como comunicar.7.5 Informação documentada
Os tradicionais requisitos associados ao controlo dos documentos e registos.
Na secção 4: Qual é o contexto em que se insere a organização?
Na secção 5: Para onde é que a organização quer ir, qual é a direcção?
Na secção 6: Como quantificar a necessidade de mudança e, como planear a viagem para o futuro desejado?
Na secção 7: Que recursos precisamos, para convergir para o futuro desejado?
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