quinta-feira, fevereiro 20, 2014

E vão viver de quê?

O Bruno chamou-me a atenção para o exemplo da Mendes Gonçalves com "Marca portuguesa de molhos estreou-se em 500 lojas em Marrocos".
.
O que é que me reteve?
.
Este ponto, a customização:
"Com uma fábrica na Golegã, capaz de produzir rapidamente e à medida do gosto dos consumidores, a Mendes Gonçalves já tem as embalagens de vinagres, molhos picantes ou maioneses em francês e árabe, nas prateleiras de mais de 500 lojas marroquinas. “Desenvolvemos molhos só para Marrocos e a nossa capacidade de investigação e desenvolvimento é a grande força”, sublinha João Pilão."
E a aposta no marketing, o controlo do seu posicionamento:
"Até agora, a Mendes Gonçalves exportava, sem controlar preços ao consumidor final, ou a posição e apresentação do produto nas prateleiras.
...
A marca é a nossa melhor garantia de termos resultados seguros”, sustenta."
BTW, para os que andam entretidos com os grandes números e só vêem combustíveis e lubrificantes e, esqueceram-se do ouro e dos automóveis, a minha mensagem é sempre esta. 1000 euros exportados por uma PME mexem mais com a economia que 2000 euros exportados por uma empresa grande (muitas vezes, pouco ou nenhum emprego cria e os dividendos até podem ser exportados, ou ficam concentrados). Por isso, este número:
"A empresa facturou mais de 20 milhões de euros em 2013, uma subida de 21% face a 2012 e emprega no total perto de 200 trabalhadores."
É uma maravilha. Parabéns!
.
Faz recordar a outra... e vão viver de quê?

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

sim, é um excelente exemplo, gostaria muito de conhecer a fábrica deles por dentro, para tentar perceber como é possível a customização a tal nível.

sei que eles têm vários produtos, vários formatos, e começam a ter cada vez maior notoriedade.
existe contudo algo no marketing que, a meu ver, não é muito claro, que é o facto de ele usarem a marca Paladin, que aparece na televisão associada a molhos para batatas fritas e bifanas, e é a mesma marca utilizada para vingres, que associa a um tipo de alimentação totalmente diferente. pode criar algum ruído junto dos consumidores.

de resto, fenomenal.