sexta-feira, maio 20, 2011

Como é que os economistas do mainstream explicam isto?

Esta tabela aparece com frequência neste blogue.
Acredito que os números não são tudo, mas há coisas em que é fundamental ter os números em conta, sob pena das discussões serem da treta entre ignorantes, tipo Forum TSF.
.
Olhem bem para os números, são de 2007, em 17 anos o custo da mão-de-obra na indústria do têxtil e vestuário cresceu cerca de 260%. Comparem os valores de Portugal com os dos outros países!
.
Agora considerem, só a título de exemplo, esta tabela:
A última linha é a que me interessa aqui, qual o peso dos salários nos custos totais.
.
Quanto mais competitivas as empresas, menor o peso dos salários nos custos totais... será porque as pessoas ganham menos? Ou será porque além do custo dos tangíveis também se somam mais custos dos intangíveis?
.
Agora reparem nisto "No primeiro trimestre - Exportações têxteis ultrapassam fasquia dos mil milhões de euros":
.
"As exportações de produtos têxteis cresceram cerca de 26%, nos três primeiros meses, face a igual período do ano passado, enquanto as de artigos acabados (vestuário e têxteis para o lar) aumentaram 6%, sendo que foram exportados mais 99,8 milhões de euros. Também as importações de produtos têxteis cresceram 6%, mas as importações de produtos acabados tiveram uma quebra de 5,7%, no período em análise.
As exportações totais ascenderam a 1,018 mil milhões de euros. O mês de Fevereiro foi aquele que apresentou o crescimento mais significativo (17,5%), sendo que o capítulo do vestuário e acessórios de malha continua a liderar as vendas para um exterior, com mais 9,4%, num valor de 405 milhões de euros. De salientar ainda que a ITV teve um crescimento de 0,4% em termos de produção, de 6,3% no volume de negócios e de 2,3% nos preços à saída da fábrica."
.
Como é que os economistas do mainestream explicam isto?

Sem comentários: