"Daimler Truck said it expects to cut around 5,000 jobs in Germany over the next five years as it shifts production of Mercedes-Benz trucks to a more cost-effective country.The German truck maker said the decision is part of its previously announced European cost-saving plan of more than €1 billion, equivalent to $1.17 billion, with the job cuts likely to be made through natural attrition, expanded early retirement options and targeted severance packages."
Que futuro têm as economias baseadas em indústrias "avançadas" quando os seus próprios "campeões" deixam o país por razões de custo?
Será que é inevitável que o foco deixe de ser a inovação e passe a ser o custo?
Recordo o estudo feito sobre o valor, para os relógios analógicos, do Made in Switzerland ...
A decisão de deslocalizar por razões de custo pode ignorar valores intangíveis e não mensuráveis, como a reputação da marca ligada à engenharia alemã, a confiança do consumidor, ou o capital simbólico de ter os produtos feitos num país com prestígio industrial.
Neste blogue não temos informação suficiente, mas gostamos de seguir algumas regras heurísticas. Por exemplo, melhor do que optimizar a eficiência, é trabalhar para optimizar a marca, o significado. Claro que não ajustar durante as vacas gordas torna inevitável, mais tarde, uma fase de austeridade. Pena não ser complementada com criatividade para subir na escala de valor.
Trecho retirado de "Daimler Truck Plans To Cut 5,000 Jobs In Germany" publicado no WSJ do passado dia 9 de Julho.
Sem comentários:
Enviar um comentário